O sexto dia do novenário de Santa Rita de Cássia iniciou logo pela tarde com a Missa com os Idosos e Enfermos, às 16h, com a presidência de Frei Pedro Cassimiro OFM Cap., sendo a liturgia proclamada pela Pastoral Familiar e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (Mesce) e a liturgia cantada por Valmário. Essa celebração é uma forma de realizar um acolhimento especial aos idosos e enfermos, onde muitos paroquianos se tornam voluntários para o translado desses irmãos r irmãs.
Às 19h, aconteceu mais uma Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Diego Americano, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, bairro Maria Pinheiro, em Itabuna/BA. O Encontro Jovens com Cristo (EJC) e os Acólitos foram os responsáveis pela liturgia proclamada e o Ministério de Música Arca da Aliança assumiu a liturgia cantada. Tivemos como convidados da noite o EJC, os Crismandos, os Acólitos e Coroinhas, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, o Conselho Tutelar e o Tiro de Guerra.
Com uma saudação aos presentes, o Pe. Diego iniciou falando do encerramento do tempo litúrgico da Páscoa e sobre a grande celebração de Pentecostes. “A celebração da vinda do Espírito Santo naquele Cenáculo vem trazer a união, uma unidade que deve ser vivida por todos nós, pois esse é um evento realizado para unir e não dividir, e nós cristãos, precisamos ter essa docilidade, pedindo ao espírito Santo que vem sobre nós derramando seus dons e transformando o homem velho em um homem novo”, disse Pe. Diego.
Trazendo o exemplo de Santa Rita de Cássia, como modelo de mulher orante e de fé, a reflexão nos fez mais uma vez entender que “a oração é uma conversa com Deus, um momento entre eu e Ele, é aí que devemos fazer a nossa entrega total. Não é possível ser cristão sem vida de oração, pois se não tiver a oração nós não teremos nenhuma diferença daqueles que não oram e não rezam, clamando por uma vida nova. A oração eleva nosso coração a Deus e nos sustenta para seguirmos firmes na vida cristã, como família, cidadão e cristão. A vontade de Deus precisa ser realizada e não a nossa. Santa Rita perdeu o esposo assassinado e os filhos, ficando sem nada que a sustentasse, mas ganhou a graça de Deus sustentada pela oração, sendo firme no propósito do reino de Deus. Assim devemos ser. É esse testemunho que precisamos dar”, concluiu Pe. Diego Americano.
Para Evaldo Nascimento, coordenador da Pastoral Familiar da Paróquia Santa Rita de Cássia, “neste sexto dia do novenário de Santa Rita de Cássia, a nossa padroeira, que é exemplo de fé e oração e reconhecida como a “santa das causas impossíveis”, estamos animados e felizes pelas pregações realizadas até aqui, tendo como pano de fundo, “Com Santa Rita de Cássia, vamos redescobrir o valor da oração”, sinalizando as orientações do Santo Papa Francisco sobre esse ano litúrgico. Vamos com fé e oração viver e participar desses dias de novenário até o grande dia da festa e que Deus nos abençoe”.
Com muita animação a quermesse estava na responsabilidade do Apostolado da Oração e Comunidade São Paulo Apóstolo, que serviram deliciosos bolos, caldos, cachorro quente, refrigerante e muitos mais, além do espetinho de carne que é organizado pela Pastoral do Dízimo durante todo novenário. Houve som ao vivo para ajudar na realização deste momento de confraternização.
A Pastoral da Comunicação (Pascom) está transmitindo o novenário através do canal da Paróquia Santa Rita de Cássia no Youtube: https://www.youtube.com/@igrejasantaritaoficial e fazendo toda cobertura através das redes sociais (Instagram e Facebook). Confira lá, compartilhe, comente, faça essa interação conosco.
Pastoral da Comunicação/Paróquia Santa Rita de Cássia/Diocese de itabuna(BA)
Comments
No comment