Solenidade de Corpus Christi é celebrada em todas as igrejas da Diocese de Itabuna

, Homilias

Nesta quinta-feira, 31 de maio,  celebra-se a solenidade de “Corpus Christi” como é de tradição em todos anos, em todo o continente . Esta festa manifesta a centralidade da Santa Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo.

Na parte da manhã, as paróquias celebraram a solenidade de Corpos Christi em suas respectivas paróquias,  em horários definidos pelos padres. Os tradicionais tapetes foram confeccionados logo cedo. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil, durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará. São desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

 “O surgimento dessa festa deu-se de modo oficial no ano de 1246 na Bélgica, fazendo com que Jesus fosse mais exaltado, mais conhecido, mais vivido, mais amado. É o que nós estamos querendo fazer aqui em nossa Diocese, em nossos corações, celebrando Corpus Christi de modo solene”, disse o do Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, na Celebração Eucarística que aconteceu por volta das 15h na Catedral de São José, em Itabuna.

Pelo menos, 8 mil católicos das 14 paróquias da Faronia Centro de Itabuna, após a solenidade, caminhou  em procissão ao lado do Jesus Eucarístico, pelas principais ruas e avenidas do centro da cidade, que teve fim com a benção do Santíssimo Sacramento.

Texto:Redação/Portal Católico.Net

Fotos: CLIQUE AQUI

Assista o videio dos melhores momentos:

Deixe uma resposta