


As instituições ao leitorato e acolitato são parte do processo formativo do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, e estando apto, vai dando passos significativos ao futuro exercício do ministério presbiteral.
Durante a homilia, o bispo da Diocese de Itabuna destacou: “(…) Amados irmãos e irmãs, deixe-nos levar por essa condição de verdadeiro Filho de Deus. Não sejamos instrumentos, apenas por instrumentos, mas sejamos instrumentos, nas mãos de Deus, para fazermos a vontade Dele, e para a sua mente. Hoje, nós estamos com esses dois jovens, para receber o ministério de Leitorato. Eles estão agora responsáveis pela palavra de Deus. Para quem evangelizar? Para quem levar, realmente, a evangelização? Para as crianças, para os adolescentes, para os jovens e para a igreja. Queridos jovens, Patrick e Mateus, assumam com alegria, com fidelidade. Vale a pena, quando vocês acertam na vocação, e vale a pena quando vocês também se doam e entregam a serviço do Evangelho. Por que eu digo isso? Porque hoje estou completando 41 anos que fui ordenado diácono. Sou muito feliz e gostaria, também, que muitos e muitos fossem felizes. Não seja apenas um a mais na igreja, mas sejam felizes. Bem-vindo, Patrick! Bem-vindo, Mateus! Sejam felizes. Aproveitem, enquanto vocês estão estudando. Ajudem a igreja a crescer. Sejam vocês, vasos preciosos. Bebem a Palavra de Deus e vivam a Palavra de Deus todos os dias das suas vidas”, finalizou Dom Carlos.
O QUE É O LEITORATO?
Esse ministério é um sinal concreto do amor à Palavra de Deus. Os que recebem da Igreja esse apostolado, recebem também, a confiança e o dom para a proclamação das leituras, salmos e preces durante as celebrações litúrgicas, por isso, das mãos do Bispo ou daquele que realizam o rito, recebem o livro das Sagradas Escrituras. Além disso, tem como missão, instruir o povo de Deus na iniciação cristã, na preparação para os sacramentos e de pessoas que exercerão ministérios na Sagrada Eucaristia.
O Leitorato é mais um degrau em direção à ordenação sacerdotal. É mais um passo que o seminarista dá em direção ao altar e às Sagradas Ordens, mediante esse amor que se manifesta na entrega de sua vida e oferta de sua vocação pelo povo de Deus.
O próximo passo será o Ministério do Acolitato, no qual os seminaristas se tornam ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.
O que isso significa na vida de um seminarista?
Ao se aproximar a ordenação sacerdotal, a Santa Igreja na sua pedagógica tradição exige quatro passos mais concretos: o primeiro é a Admissão às Ordens Sacras; o segundo é o Leitorato; o terceiro é o Acolitato, e o quarto é a Ordenação Diaconal. Depois disso, acontece a Ordenação Presbiteral, onde o seminarista torna-se Padre, sacerdote do Altíssimo por toda a eternidade.
Comments
No comment