Salvador sedia Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica

, Eventos

O evento acontecerá de 6 a 8 de outubro, no Parque de Exposições da capital baiana

  Mais de mil pessoas são esperadas no Parque de Exposições de Salvador durante o Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica (RCC). Com uma programação intensa, o evento, que tem como objetivo celebrar os 50 anos da RCC na Bahia, acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro, reunindo membros dos grupos de oração das 23 arquidioceses e dioceses do estado.

A abertura do Congresso ocorrerá em 6 de outubro, às 19h, quando será celebrada a Santa Missa. Já no dia 7, a programação terá início às 8h, com a animação, e seguirá durante todo o dia com pregações, momentos de oração e louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e Missa. Ainda nesta data, os católicos poderão participar da “Noite Carismática”, que contará com o show do missionário Walmir Alencar, encerrando às 22h.

O último dia do congresso, 8 de outubro, também iniciará às 8h, com momentos de oração e animação. O tema central que norteará toda a programação será “Fortalecei-vos no Senhor, pelo Seu soberano poder” (Ef 6, 10). É importante ressaltar que as crianças e os adolescentes com idade até 14 anos terão um espaço especial, preparado exclusivamente para eles, conhecido como “Congressinho”. As vagas são limitadas.

Para o evento, já estão confirmadas as presenças do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Valter Magno de Carvalho; do bispo da Diocese de Eunápolis, Dom José Edson; do bispo da Diocese de Amargosa, Dom Juraci Gomes de Oliveira; do presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, Vinícius Simões; do presidente do Conselho Estadual da RCC Bahia, Ricardo Santos; do presidente do Conselho Estadual da RCC São Paulo, Reinaldo Oliveira; e do sacerdote da Diocese de Cruz das Almas, padre Gabriel Vila Verde.

Com a missão de evangelizar com renovado ardor missionário, a Renovação Carismática Católica (RCC) é organizada e estruturada nacionalmente, com uma rede de coordenação que busca promover a unidade e o crescimento deste Movimento em todo o país. Nesta estrutura estão o Conselho Nacional, o Escritório Nacional e as demais instâncias de coordenação, que desenvolvem importantes funções nesse processo, garantindo uma atuação coesa e eficiente, traçando as diretrizes e as orientações para a RCC, bem como promovendo a unidade.

Na Bahia, a RCC iniciou a caminhada em 6 de junho de 1973, na Casa de Retiros São Francisco, localizada em Salvador. Naquele dia aconteceu a primeira reunião presidida pelo padre Gardenal, sob a orientação de Dom Tomás Guilherme Murphy, encarregado pelo então Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, e tendo a liderança de uma religiosa, a Irmã Sara Gurgel Frota, que mais tarde assumiria a coordenação.

Por: Sara Gomes/Arquidiocese de Salvador(BA)

Deixe uma resposta