Restauração da matriz da paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana está chegando ao fim

A matriz da paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, localizada em Nazaré, que há 10 anos passa por restauração, está praticamente pronta. As Missas e algumas atividades paroquiais já voltaram a ser realizadas no local. A previsão é que o templo será reaberto no mês de julho.

Par explicar melhor  as obras realizadas na igreja de Sant’Ana – como a paróquia é conhecida, o restaurador e doutor em Artes Visuais, José Dirson Argolo, enviou um texto para o nosso site. Confira:

 

A RESTAURAÇÃO DA IGREJA DE SANT’ANA APROXIMA-SE DE SEU FINAL

 

Depois de 30 meses de intensos trabalhos, em que, somente na área artística, no auge da obra, trabalhavam cerca de 45 colaboradores, entre restauradores, técnicos, auxiliares, mestres-carpinteiros, entalhadores, os recintos sacros da Igreja de Sant’Ana tomaram forma e recuperaram sua expressão original.

O altar de São Benedito já havia sido restaurado pelo IPAC, tendo o Studio Argolo se responsabilizado por todo o restante da restauração artística, incluindo, portanto, a nave, seu magnífico forro de autoria de Franco Velasco, o baixo-coro do mesmo autor, 4 altares laterais, as tribunas, os púlpitos, 14 telas. A capela-mor está totalmente concluída, tendo sido descobertas graciosas pinturas geométricas não somente em seu forro bem como no forro dos balcões laterais, criando um conjunto harmonioso e de beleza complementar.

O altar-mor readquiriu seu antigo esplendor e, com o sistema de iluminação implantado sob a responsabilidade da CLM Engenharia, criou-se um clima para a devoção a Deus.

A sacristia, sem dúvida alguma, é uma das mais belas de Salvador. Com pinturas de autoria de José da Costa Andrade, as obras tornam o ambiente extremamente harmonioso, especialmente as belas molduras, sanefas e frontões de autoria de Antônio de Santa Rosa.

O batistério readquiriu sua originalidade, com a descoberta de pinturas da época e a restauração do painel “O Batismo de Cristo”, de autoria de Franco Velasco.

No salão do consistório foi restaurado o altar de Santana Mestra, sendo que  a imagem sacra da mesma está em processo de recuperação, eis que foi descoberta uma camada original toda dourada, o que está demandando um lento trabalho de remoção de repintura.

No momento, está sendo restaurado o altar de São Miguel e, em estado bastante avançado, as pedras que decoram o frontispício do templo.

Foi um árduo trabalho de restauração, tendo em vista as diversas patologias encontradas nos elementos que compõem o templo, decorrentes da ação do tempo e da infestação pelos cupins, o que exigiu, nas cimalhas, 80% das madeiras.

Merece destaque especial o valioso acervo da imaginária da Igreja de Sant’Ana, em tamanho natural, sobressaindo-se a deslumbrante imagem de São José.

Durante a restauração, contamos com estagiários da Escola de Belas Artes e da Paróquia de Santana. Numa das fotos, é vista uma das estagiárias de Sant’Ana.

O pároco da Igreja, padre José Abel Carvalho Pinheiro está entrando em entendimento com a Arquidiocese, para que a inauguração da restauração do templo ocorra em julho, mês de Santana.

José Dirson Argolo

Restaurador/Doutor em Artes Visuais

Informações e foto: Arquidiocese de Salvador

Deixe uma resposta