Com o tema “A cultura urbana e os desafios para a evangelização”, começou no dia 27 e vai até o dia 30 de agosto, a Assembleia de Pastoral 2018 do Regional Nordeste 3. Com o objetivo de planejar e avaliar a atuação das pastorais, movimentos e organismos do regional, a Assembleia teve início na segunda-feira (27) com a “Missa de Envio” de Dom Gilson Andrade da Silva, até então bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e Secretário Geral da CNBB no Regional NE3, que foi eleito bispo-coadjutor da diocese de Nova Iguaçu.
Ontem (28), o dia começou com a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger e em seguida deu-se início á reflexão sobre o tema, com a mediação de padre Manoel Filho. Para padre Manoel, a discussão sobre a evangelização no mundo urbano é um grande desafio e tem sido uma tônica nos últimos anos na Igreja.
“Essa discussão sobre cultura urbana está muito extensa no país. Vemos que hoje pensar urbano é uma necessidade, porque onde quer que esteja uma pessoa, graças à tecnologia, graças à internet, graças aos meios de comunicação, se trata de uma pessoa urbana. E Essa mentalidade de urbanização do homem é um grande desafio”, disse.
Durante o dia foi anunciado também que o bispo da Diocese de Propriá/SE, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, seria o novo Secretário Geral do Regional “Ad hoc” (que significa “por tempo determinado”). Ele permanecerá na função até maio de 2019, quando acontecerão novas eleições.
Após o almoço, Dom Gilson apresentou a memória do último quadriênio no regional, destacando sua ressonância nas dioceses. Em seguida, os presentes se reuniram em grupos de suas sub-regiões para fazer avaliações dos últimos quatro anos.
Comments
No comment