Capela da Pesca Milagrosa é marco da nova proposta do espaço
Por Matheus Andrade
O Porto Itaguaçu, tradicional destino de peregrinação em Aparecida (SP), será reaberto na sexta-feira (12), após 14 meses fechado para obras de revitalização. Um novo paisagismo integra a natureza, às margens do rio Paraíba do Sul, ao espaço devocional, destacando a nova Capela da Pesca Milagrosa.
A cerimônia de entrega do Porto Itaguaçu tem inicio às 18h, com Missa de benção e consagração do altar da nova capela, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Em seguida, o descerramento de uma placa comemorativa e a instalação de uma capsula do tempo marcam a atividade.
O Espaço Revitalizado
O espaço sempre contou com uma área oracional, identificada, até então, apenas como Capela do Porto Itaguaçu. Com a revitalização do local, a igreja foi reconstruída e, agora, passa a fazer referência, em sua arquitetura e nome, ao encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, rememorando a achado de pescadores, em 1717, ocorrido a poucos metros do local.
Além da reconstrução da Capela da Pesca Milagrosa, o Porto Itaguaçu também teve toda sua área pavimentada revitalizada e um novo monumento em homenagem aos pescadores foi instalado em sua entrada. Ao todo, o destino ocupa área total de 130 mil m² e, além de seus próprios atrativos, também é ponto de partida para se percorrer o Caminho do Rosário, em direção à Cidade do Romeiro, ou para acessar o recém-inaugurado parque Três Pescadores.
A cerimônia de entrega da revitalização do Porto Itaguaçu e a missa de benção e consagração do altar da Capela da Pesca Milagrosa fazem parte das comemorações pelos 25 anos da Família dos Devotos. A programação conta ainda com missas no Santuário Nacional, programas especiais na Rede Aparecida de Comunicação e uma tenda com atividades no pátio da Basílica de Aparecida.
Significado Histórico
Porto Itaguaçu é o local marca o ponto no rio Paraíba do Sul em que foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora da Aparecida. Após pescarem corpo e cabeça de uma imagem da Virgem Maria, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves presenciaram uma abundante pesca de peixes em suas redes. Este foi o início da devoção do povo brasileiro a Nossa Senhora Aparecida e que se perpetua até os dias atuais.
Família dos Devotos
A manutenção dos projetos de evangelização, de comunicação e de assistência social do Santuário Nacional só é possível graças à doação espontânea de recursos dos fiéis. Aqueles que contribuem com estas iniciativas são chamados de Família dos Devotos. O primeiro passo desta jornada aconteceu em 1999, diante da necessidade da colocação de piso nas áreas internas e externas da Basílica e, até hoje, a generosidade do povo brasileiro segue construindo pessoas, obras e salvação.
Parque Três Pescadores
Localizado ao lado do Porto Itaguaçu, o novo empreendimento propõe experiência religiosa, educacional e ambiental aos seus visitantes através de uma vila cenográfica, que remete ao tempo do encontro da Imagem, um percurso na natureza, em meio à flora e fauna nativa e um passeio de balsa pelo rio Paraíba do Sul, passando pelo local da pesca milagrosa. A iniciativa é administrada pela empresa Soul Parques.
Credenciamento de Imprensa
A Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e auxiliar na produção de materiais jornalísticos.
As solicitações de credenciamento de imprensa para cobertura devem ser feitas com, no mínimo, 24 horas de antecedência, através dos seguintes contatos:
WhatsApp: (12) 99776-2337
E-mail: sala.imprensa@santuarionacional.com
Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional
Comments
No comment