Paróquias devem começar a preparação para Semana Nacional da Família 2023

, Destaques
A tradicional Semana Nacional da Família acontecerá de 13 a 18 de agosto em todo Brasil. “Família, fonte de vocações”  é o tema escolhido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para este ano de 2023. Mesmo tema do 13° Simpósio Nacional das Famílias, o mote está em sintonia com  3° Ano Vocacional do Brasil, celebrado até novembro deste ano, com a intenção de promover a reflexão, a oração, e a promoção das vocações no país.
 
No dia 13, a abertura será com a Missa e o restante da programação segue de acordo com cada paróquia.
Em Itabuna (BA),o encerramento no dia 19 de agosto será junto com todas as paróquias na Catedral de São José.
 
Confira abaixo a programação do encerramento:
 
15h – Boas- vindas;
Cada paróquia deve entrar com seus membros e algo que representou a Semana Nacional da Família na sua paróquia.
15h20 – Louvor;
15h50 – Pregação: Tema: “Família, fonte de vocações” realizada por Danilo e Katiele – Coordenadores do grupo de Oração RCC da paróquia Santa Rita de Cassia.
16h30 – Lanche – ECC Santo Antônio – Vendido no local
16h50 – Teatro sobre o tema vocação nas famílias. Juventude.
17h10 – Adoração ao Santíssimo Sacramento; Diac. Othon, Sandra
18h – Missa de Encerramento – Presidida pelo Bispo Dom Carlos Alberto e todos os Padres e Diáconos presentes.
 
A Semana Nacional da Família está dividida em sete encontros e uma celebração específica para o dia dos pais – cada paróquia conta com dicas para preparar este momento, inclusive com a participação das crianças.
 
Confira a seguir, algumas sugestões de como comemorar esta Semana especial.  
 
Dia dos Pais – A vocação de ser pai
Preparação: ter a imagem de São José, fotos de figuras masculinas que representam a paternidade: pai e avôs. Além disso, preparar uma Bíblia e uma vela.
 
1º Encontro – Vocação: graça e missão
Preparação: Ter imagens de Santos para lembrar que, ao descobrir a vocação a pela graça recebida, abraçaram a missão. Além disso, ter a Bíblia aberta em Mc 3,13-19, uma vela (para lembrar a luz de Cristo) e sandálias ou um cajado (para lembrar a missão).
 
2º Encontro – Chamados a ser povo de Deus.
Preparação: Uma mesa revestida de uma toalha branca, uma vela, uma imagem da Sagrada Família, foto de pessoas em uma missa e a Bíblia.
Para as crianças: Distribuir livros ou artigos infantis sobre o chamado de Deus à Abraão. Ler e explicar a história do povo de Deus.
 
3º Encontro – Vocação dos discípulos missionários
Preparação: Uma mesa revestida de uma toalha branca, uma vela, uma imagem de Santa Teresinha, foto de pessoas em missão em casa, na comunidade e fora do país.
Para as crianças: (A fé sem obras é morta) três copos com água e três comprimidos efervescentes. Explique que os comprimidos efervescentes são a nossa fé, os copos com água são as pessoas. (Desenvolvimento da ação está no Hora da Família)
 
4º Encontro – Vocação: resposta de amor
Preparação: Uma mesa, toalha, vela, flores, a Bíblia em destaque e uma imagem da Sagrada Família (ou outro santo de devoção, como o padroeiro da comunidade, por exemplo).
Para as crianças: Cartolina e pincel atômico. A cartolina já pode conter previamente o traçado de um caminho que chegará a uma Bíblia aberta com uma cruz (desenvolvimento está no Hora da Família).
 
5º Encontro – Vocação: servir com alegria
Preparação: Em um ambiente organizado e acolhedor, a família que conduzirá o encontro recebe a todos com amor e alegria, como sinal de uma comunidade vocacionada que comunica o bálsamo da misericórdia e amor do Pai.
Para as crianças: Alguém fala com as crianças sobre a alegria de servir as pessoas, com “atos de amor” (gestos e ações) ao próximo. Pode-se destacar, entre outros: a visita de Maria à sua prima Isabel (grávida); a lavagem dos pés dos discípulos feita por Jesus. Após isso, as crianças podem falar sobre os seus “atos de amor” com os amiguinhos ou em família.
 
6º Encontro – Jesus chama para permanecer com Ele
Preparação: o ambiente deve ser preparado com carinho e simplicidade, poderá conter Bíblia, cruz ou imagem da Sagrada Família, vela e fotos de momentos especiais da família acolhedora, fotos dos Sacramentos, da paróquia à qual pertencem, demonstrando assim unidade da família com Jesus e a Igreja.
 
7º Encontro – Vocação é graça que une chamado e resposta
Preparação: Deve ser feita pela família: pais, filhos e quem mais morar na casa. Sugere-se chamar os vizinhos ou amigos da paróquia, grupo da Pastoral Familiar ou movimentos. Este encontro também pode ser realizado on-line ou somente pelos membros da casa, se não estiverem ainda inseridos em comunidades.
 
Subsídio para celebração:

O Hora da Família é o material que norteia os trabalhos.

Deixe uma resposta