A Paróquia São Judas Tadeu, localizada na Avenida Ilhéus, em Itabuna, foi alvo de mais um furto na madrugada deste domingo (09/03). Este já é o sétimo registro de vandalismo e roubo na igreja desde novembro do ano passado, sendo o segundo apenas neste mês de março. Desta vez, o delito ocorreu entre 00h25 e 00h45, quando um homem foi flagrado pelas câmeras de segurança puxando os fios da rede elétrica externa da igreja.
O padre Acássio Alves, responsável pela paróquia, expressou indignação ao relatar os prejuízos causados pelos vândalos. “Eles arrancaram plantas e fiações, causando danos à estrutura que acabou de ser reformada”, afirmou. A paróquia, que passou por uma recente revitalização, tem sido alvo constante de furtos, gerando preocupação e revolta na comunidade.
No último dia 28 de fevereiro, outro furto havia danificado a instalação elétrica externa, que acabara de ser reparada por um eletricista. As imagens do circuito de segurança mostram um homem sentado no chão, puxando os fios, mas, apesar de não estar com o rosto coberto, ele ficou de costas para as câmeras, dificultando sua identificação.
Em resposta aos constantes ataques, na última sexta-feira (07/03), foi realizada uma reunião com representantes das forças de segurança para discutir medidas de proteção ao local. No entanto, até o momento, nenhum suspeito foi identificado ou preso.
O padre Acássio reforçou a importância da conscientização da comunidade e do apoio das autoridades para coibir esses crimes. “É triste ver um espaço sagrado sendo violado repetidamente. Precisamos de mais segurança e atenção para proteger nosso patrimônio”, desabafou.
A paróquia segue em alerta, enquanto a comunidade local se mobiliza para ajudar a igreja a se recuperar dos prejuízos e evitar novos incidentes.
Foto: Arquivo/Portal Católico
Comments
No comment