PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE ITABUNA COMPLETA 30 ANOS NESTA QUINTA-FEIRA

, Destaques

A Paróquia Santo Antônio, de Itabuna, completou 30 anos de existência na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia. Com uma comunidade bastante fervorosa, a paróquia coleciona boas lembranças durante essa longa caminhada.

 Em 20 de fevereiro de 1990, + Dom Paulo Lopes de Farias emitiu o Decreto em que estabeleceu a criação e a constituição da Paróquia. Cinco padres (Pe. Silas, Pe. Henrique, Pe. Osmar, Pe. Edivaldo e Pe. José Andrade, atual pároco) já passaram por esta comunidade.

 Para Pe José Andrade, é uma grande satisfação está servindo a comunidade, ainda mais quando ela completa seus 30 anos de existência. “Fico muito feliz em poder servir a está comunidade. Em seus 30 anos, muitas histórias e lembranças temos para compartilhar. Em especial, no ano em que completamos 30 anos de criação, estamos dando esse belo presente à Santo Antônio e ao Nosso Senhor Jesus Cristo, a pintura interna e externa de nossa matriz. Muito me alegro em fazer parte desta comunidade”, disse Pe Andrade.

DECRETO DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

Dom Paulo Lopes de Farias, por graças de Deus e da Santa Sé Apostólica Diocesana de Itabuna

Decreto no 1/1990

Pelo presente decreto canônico, venho criar e constituir a Paróquia Santo Antônio na cidade de Itabuna.

Tendo em vista o bem estar espiritual e pastoral, bem como a promoção humana na diocese de Itabuna, confiada aos meus cuidados, de acordo com os cânons 515 a 552 e tendo ouvido o conselho presbiteral em reunião no dia 19 de fevereiro de 1990, assino este decreto, criando e constituindo esta nova paróquia de santo Antônio.

A Paróquia Santo Antônio é totalmente desmembrada da Paróquia Catedral São José abrange, territorialmente, toda a área confiada entre a Av. Itajuípe e Avenida Ibicaraí, BR 101  bairro Santo Antônio e São Lourenço, limitando com a paróquia de Itajuípe, diocese de Ilhéus.

A sede da Paróquia Santo Antônio será a atual capela de Santo Antônio, onde se reúne a comunidade.

Ficam pertencendo a esta paróquia de Santo Antônio as capelas que existem dentro deste território o presente decreto deverá ser lido no ato de instalação da nova paróquia, e deverá também ser transcrito no livro de tombo desta nova paróquia e da catedral são Jose. Dado e passado em nossa cúria diocesana de Itabuna no dia 20 de fevereiro de 1990.

+ Dom Paulo Lopes de Faria – Bispo diocesano de Itabuna/BA                                      

Padre Edvaldo Borges Marques- Chanceler do Bispado

Deixe uma resposta