O grupo dos coroinhas padre Pio, da paróquia Santa Rita de Cássia em Itabuna, no sul da Bahia, realizou neste domingo, 02 de fevereiro, logo após a santa missa das seis e meia da manhã, o primeiro Retiro Espiritual do ano de 2020, no salão paroquial da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, do bairro Fonseca na cidade. O retiro teve início às 8h e finalizou às 11h30.
O grupo tem mais de trinta jovens, entre adolescentes e pré-adolescentes, e neste domingo, mais de vinte cinco estiveram presentes.
O tema para o Retiro foi: “Eis-me aqui”.
O retiro foi composto de oração, terço vocacional, pregações e contou com a participação da irmã franciscana Gigliolla Nascimento Cruz, dos coordenadores do grupo dos coroinhas Rogério Freire e sua esposa Rosângela.
A irmã Gigliolla, uma das pregadoras do retiro, falou com os coroinhas: “Você já pensou em sua vocação? Não fica pensando em outras coisas ou ouvindo pessoas e sim, faça a vontade de Deus. Quem fala da sua vocação é Deus. Ele te chama de várias maneiras. Não perca muito tempo para servir à Deus, dê seu discernimento a sua vocação, peça a Deus a sua vocação. Faça sua experiência! O próprio Deus te chama. Jesus, o mestre, está precisando muito de você.”
A vida de Cristo foi dedicada a servir ao próximo. Da mesma, forma o coroinha é chamado a servir como Cristo. No seu serviço, o coroinha deve buscar sempre a alegria e a disposição, o contato fraterno e amigo, o respeito e a dedicação às coisas sagradas. O jovem deve demonstrar que vive sua fé, que observa os Mandamentos de Deus e que procura sempre ser justo e correto. Deve continuamente dar testemunho de que Cristo é o seu Senhor e Mestre.
Um dos pregadores falou da importância de ser coroinha e de servir no altar do Senhor: “Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar do Senhor é participar do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da Paixão-Morte-Ressurreição de Cristo. Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho. Coroinha é um mensageiro do de Deus”.
Vale ressaltar que muitos jovens fazem parte de outros grupos e movimentos na igreja matriz e nas comunidades, e que isso não impede do jovem ser coroinha também. Os jovens podem ser coroinhas e optar participar de outros grupos e movimentos na paróquia.
Comments
No comment