Os fieis da Paróquia de São Boaventura de Canavieiras (BA) estão em festa desde 2015, quando iniciaram as comemorações em homenagem aos 300 anos de fundação da paróquia.
Finalmente, o tão esperado dia chegou, neste sábado, 5 de maio.
Uma data tão marcante como esta, não podia passar em branco, por isso, aconteceram diversos eventos que celebravam esses 300 anos, como por exemplo, a inauguração e bênção da pedra fundamental do brasão dos 300 anos e a bênção da logomarca dos 300 da paróquia.
Por volta das 18h, aconteceu a celebração da santa missa dos 300 anos com a praça completamente lotada, e sob a presidência do Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada por Dom Ceslau Stanula, Bispo Emérito da Diocese de Itabuna, além de padres e diáconos. Ao final da santa missa teve show com a banda católica de Feira de Santana: “Defesos”.
Na oportunidade, Dom Carlos Alberto falou sobre o momento especial: “parabenizo a todos vocês, canavieirenses, pelo lindo trabalho de evangelização. Parabenizo todos os padres e bispos que passaram pela paróquia, pelo carinho, dedicação e serviço a esta paróquia.”. E ainda, aproveitou para elogiar as pastorais e os movimentos da igreja matriz aniversariante: “Como é lindo ver uma comunidade viva e mais desejosa junto às pastorais nesta caminhada. Parabéns pelo trabalho de evangelização desde 2015, que iniciou com Dom Ceslau e agora vai continuar com o novo padre (Vinicius Mascarenhas) que irá tomar posse nesta segunda-feira”.
A equipe do Portal Católico sente-se honrada em registrar e acompanhar um marco como este, que como disse o padre Euvaldo, em 2015: “Para nós é uma alegria muito grande estar preparando esses 300 anos. São poucas as paróquias na Bahia que possuem esse privilégio de comemorar um momento tão importante como este”.
História– A Paróquia são Boaventura foi criada em 11 de abril de 1718. Uma das mais antigas do interior da Bahia. A imagem de São Boaventura foi encontrada nas praias do Puxim, em um dos distritos do município de Canavieiras, por pescadores que ali moravam e pescavam.
Há 300 anos, a paróquia pertencia à Arquidiocese de São Salvador-Bahia, e há mais 100 anos, pertencia à Diocese de Ilhéus. Há 39 anos, pertence à Diocese de Itabuna.
Fotos,vídeo e reportagem: Valdeni Elias
Edição de texto: Anara Passos
Álbum de fotos: Clique aqui
Comments
No comment