Paróquia de Itapitanga celebra Nossa Senhora do Rosário

, Artigos
A paróquia Nossa Senhora do Rosário na cidade de Itapitanga (BA), pertencente à Diocese de Ilhéus, no sul da Bahia, hoje (08/10), está em festa e é feriado municipal na cidade, por celebrar a padroeira Nossa Senhora do Rosário.
Os preparativos para a festa tiveram início no dia 28 de setembro e encerram nesta data especial para os itapiranguenses. 
Devotos, sacerdotes e o bispo diocesano refletiram o tema: “Cristão leigos e leigas, sujeito na “Igreja em saída”, a serviço do Reino. 

O padre responsável pela paróquia é o Wellington Quaresma Lôbo. 

Conheça um pouco sobre a história da santa:

A Festa de Nossa Senhora do Rosário, Vencedora das batalhas, é um chamado a todos os fiéis a meditar junto com Santa Maria os mistérios de Cristo. Foi o Papa São Pio V quem instituiu esta data recordando o aniversário da vitória dos Cristãos na Batalha de Lepanto (1571). Nesta batalha os cristãos resistiram aos ataques dos turcos otomanos e os derrotaram vencendo o combate enquanto recitavam o Rosário. Nossa Senhora do Rosário possui um devoção muito antiga. Teve origem com os Monges irlandeses no século VIII, que recitavam os 150 Salmos. Como os leigos não sabiam ler, os monges ensinaram a rezar 150 Pai Nossos, que mais tarde foram substituídos por 150 Ave Marias. Assim, a devoção, começou a se espalhar pelo mundo. Em muitas aparições de Maria Santíssima, Ela pede, ensina e reza junto, a oração do Rosário, como em Lourdes, em Fátima e tantas outras. João Paulo II dedicou todo o seu Pontificado a Maria Santíssima. Ele declarou logo no primeiro dia de seu pontificado: Totus tuus Mariae (Tudo é de Maria).
 
A devoção a Nossa Senhora do Rosário foi amplamente difundida e divulgada. Ele acrescentou mais um conjunto de Mistérios ao Rosário – os Mistérios Luminosos – em uma Encíclica que escreveu sobre o Santo Rosário. A palavra Rosário quer dizer um tanto de rosas, um buquê de rosas que se oferece a Nossa Senhora. Cada Ave Maria é uma rosa que oferecemos à Mãe, com carinho e esperança. Assim, quando rezamos o Santo Rosário completo, oferecemos um buquê de duzentas rosas a Nossa Senhora. São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, foi o grande propagador do Rosário no início do século Xlll. A Igreja lhe conferiu o título de Apóstolo do Santo Rosário.
 
Naquela época havia muitos hereges que desviavam os fieis da Igreja Católica. São Domingos, com a prática da oração do Rosário, a pedido de Nossa Senhora, começou a combater as heresias dos albingenses, que crescia vertiginosamente na França. O Papa mandou vários missionários para combater os hereges, mas nada conseguiram. Somente São Domingos, com a criação de sua ordem e com a insistente oração do Rosário, é que conseguiu acabar com esses hereges.
 
São Domingos dizia que em todas as orações do Rosário pedia a intercessão de Maria Santíssima para converter os hereges e com o passar dos anos conseguiu. Em 1208 a Virgem Maria apareceu a São Domingos de Gusmão para ensinar-lhe a rezar o Rosário e pediu que ele difundisse a devoção desta arma poderosa para vencer os inimigos da fé. 
 
Foto:Divulgação

Deixe uma resposta