Na “Palavra do Pastor” desta semana, o bispo da Diocese de Itabuna, fala sobre a Semana Santa deste ano, que está sendo celebrada de uma forma diferente por conta da pandemia do coronavírus. A principal mudança é que as missas estão acontecendo e vão acontecer durante toda a semana, sem a presença dos fieis, já que a recomendação da Organização Mundial de Saúde, é que as pessoas evitem se aglomerar, para que o vírus não se espalhe.
Diante dessa situação, os fieis vão poder acompanhar as missas pelos meios de comunicação e por redes sociais.
Vale ressaltar que aqui neste Portal, através da Web Rádio, você pode acompanhar as celebrações direto da Paróquia Santa Rita de Cássia. A Rádio Interativa FM de Itabuna também vai fazer a transmissão das missas.
A Semana Santa teve início neste domingo, 5 de abril, com o Domingo de Ramos e segue até o próximo domingo, 12, com o Domingo de Páscoa.
No dia 31 de março, Dom Carlos Alberto dos Santos, publicou um decreto, com todas as orientações (confira aqui neste link: http://portalcatolico.net/portal/pandemia-causa-mudancas-na-semana-santa-confira-o-decreto-publicado-pelo-bispo-da-diocese-de-itabuna/)
Veja a mensagem do Bispo:
“Nós teremos uma celebração da Semana Santa muito diferente, sem povo! Nunca vi isto no mundo. Mas, com o desejo de que a saúde prevaleça sobre nós, a vida prevaleça sobre nós, tanto é que nós começamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos, com celebrações às 18h, sendo divulgadas por meio de rádios, e redes sociais das paróquias, como Facebook, Instagram. Dessa forma, os fieis participam de casa, como uma extensão da Igreja. É expressão de fé, expressão de comunhão de vida, expressão de amor, mostrando que Jesus é o nosso rei.
As procissões também foram suspensas por medida de segurança. Na quinta-feira santa, dia da instituição da Eucaristia, achamos por bem, fazer uma procissão com Jesus Sacramentado. Sairemos às 17h, somente o padre e um carro de som anunciando esse momento tão bonito, tão importante na vida da Igreja, na vida do povo. Vamos abençoar o nosso povo. Acredito que Deus venha ter misericórdia de toda nossa gente. Ao término dessa procissão, às 18h, teremos a celebração da missa, chamada Missa do lava-pés. Não teremos o lava-pés, teremos apenas a celebração da missa da instituição da eucaristia, em nossa igreja matriz.
Participe você da sua casa, pelos meios de comunicação. Já na sexta-feira, convidamos a todos para colocarem Jesus crucificado no altar, porque nós teremos às 15h, a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Na sua casa, participe, vibre e vamos então, pedir ao Senhor, que sofrendo, morrendo, mas que ressuscite em nossas vidas, matando também essa doença, esse vírus, que está no mundo inteiro.
No sábado, nós teremos a Vigília Pascal. Não teremos a benção do fogo novo, nós teremos a benção do círio pascal, acendendo no mesmo ambiente, num ambiente próprio, e teremos uma renovação das nossas promessas batismais. Você acenda a sua vela, na sua casa, sinal de fé, sinal de luz, sinal de que você também a extensão da presença de Jesus no mundo inteiro. E no domingo, arrume uma imagem com Jesus ressuscitado com flores, para celebrarmos juntos, às 18h, também pelos meios de comunicação, encerrando assim, a Semana Santa, mostrando para todo mundo que nós cremos, nós confiamos e que nós temos Jesus ressuscitado como fonte de vida, fonte de esperança. Nós agradecemos, portanto, a presença de todos nessa Semana Santa, vamos cantar, vamos vibrar, e vamos ter Jesus em nosso meio!”, disse Dom Carlos.
Comments
No comment