Para marcar a Palavra do Pastor, esta semana, o Portal Católico de Notícias compartilha uma entrevista especial na qual o Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, fala sobre a 1ª Assembleia Diocesana da Pastoral Familiar que foi realizada no dia 03 de novembro em Itabuna e fala também do aniversário dos 41 anos da diocese.
A posse canônica aconteceu no dia 07 de abril de 2017, após Dom Carlos Alberto ter sido escolhido pelo Papa Francisco no 1ª de fevereiro de 2017. Anteriormente, Dom Carlos pastoreou a Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, no extremo sul da Bahia, por um período de 12 anos.
Ele é o quinto bispo a assumir a Diocese de Itabuna num período de 41 anos. Dom Carlos tem a missão de ensinar, santificar e guiar em comunhão hierárquica com o sucessor de Pedro e com os outros membros do colégio episcopal, as 33 paróquias e mais de 145 comunidades, em 16 municípios no sul da Bahia.
Confira a entrevista sobre a 1ª Assembleia Diocesana da Pastoral Familiar:
“Queridos irmãos e irmãs, nós tivemos a 1ª Assembleia Diocesana da Pastoral Familiar em vista de que fazemos com que trabalhemos em unidade em todas paróquias. Infelizmente, três das trinta e três, não estiveram presentes, mas mandaram alguns representantes para ter o conhecimento. E isso foi muito gostoso, foi muito bom, foi muito proveitoso, e a gente percebeu realmente, como as pessoas dali saíram, com a vontade e o desejo de abraçar a família, que é a base, é o centro a nossa sociedade. E a Pastoral Familiar é a mãe de todas as pastorais. E por isso mesmo, se nós conseguirmos realizar todos esses encontros nas nossas pastorais da nossa diocese, nós vamos ter um efeito muito grande nas nossas pastorais, visto que ela abrange criança, abrange o adolescente, abrange o viúvo, a viúva, enfim, abrange a todos. De tal forma que, foi um Encontro de Formação muito rico com mais de cem pessoas. Eu só tenho que agradecer a Deus e a essa nova equipe que está aí, juntamente com as outras equipes que passaram, que deram oportunidade, e hoje nós temos o casal Júlio e Kátia, com a coordenação, e que estão proporcionando aquilo que a Pastoral Familiar deve ser, fazendo com que as pessoas tomem consciência. Então, louvo ao Senhor, agradeço a Deus por este momento. Resta agora nós assumirmos em nossas paróquias, em nossas comunidades. Deus abençoe a todos nós e a nossa diocese”.
Confira a entrevista sobre os 41 anos da Diocese de Itabuna:
“Quarenta e um anos de nossa Diocese de Itabuna, criada no dia 7 de novembro. Iniciava-se, portanto, uma nova etapa na vida da Igreja. Nós nos alegramos com as 33 paróquias que existem, com as 145 comunidades, nós louvamos e agradecemos ao Senhor e queremos bendizer a Deus no dia 7 de novembro, com a missa ao meio-dia, nossa Catedral de São José. Só tenho que agradecer a Deus pelos bispos que já passaram por aqui. Louvo ao Senhor por isso tudo!”.
Foto:Acervo/Portal Católico.Net
Comments
No comment