Ordenação Diaconal foi realizada nesta sexta-feira em Itabuna. Confira!

, Homilias

 

 

 

A Catedral Diocesana de São José na cidade de Itabuna (BA) acolheu centenas de fiéis, vindos das três foranias (Centro, Norte e Sul) das regiões Pastorais que compõem a diocese de Itabuna, para a Ordenação Diaconal do seminarista Ítalo Sousa de Santana (da Paróquia Santa Inês da cidade de Itabuna). 

 A Ordenação Diaconal contou com a presença do clero da diocese de Itabuna, seminaristas, vocacionados, padres e diáconos de várias regiões do Brasil, além dos familiares, amigos, do povo de Deus de Itabuna e de outras cidades circunvizinhas. 

A celebração e o rito de ordenação aconteceram na última sexta-feira , 15 de dezembro, às 18h e foi presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada por diversos padres diocese de Itabuna e de outras dioceses. Composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a celebração foi marcada por muita emoção.  

Na homilia, o bispo da diocese de Itabuna, falou: “Estamos com grande alegria para ordenar este jovem Seminarista Ítalo. É com essa alegria que nós o recebemos aqui em nossa Catedral para este grande passo em nossa Diocese, em nossa Igreja. Um jovem que ouve a voz de Deus, um jovem que, diante de tantas circunstâncias em que ele vivia e vive, soube ouvir a voz de Deus, a ponto de decidir hoje, pedindo a Igreja para que eu o ordene como diácono, em função da preparação para a vida sacerdotal. Nós queremos agradecer, de modo particular, aos nossos irmãos e irmãs que aqui começaram a ajudá-lo nesta caminhada vocacional. Obrigado a Deus por este jovem que decide na sua caminhada, na sua vida, seguir os passos de Jesus”, declarou Dom Carlos. 

Durante a celebração, o seminarista Ítalo Sousa foi chamado à frente da comunidade e apresentado ao bispo pelo reitor do Seminário São José, padre Adriano Fernandes. Após a homilia, o seminarista manifestou perante o povo de Deus a sua livre vontade em assumir o ministério do diaconato. Em seguida, já prostrado ao chão, cantou-se a Ladainha (momento em que o bispo, o clero e todos os fiéis rogam a Deus “que derrame com bondade a sua bênção sobre este servo”). Em seguida, foi feita a imposição das mãos e a prece de ordenação pelo bispo, a qual pede a Deus que “envie sobre ele, o Espírito Santo que o fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”. Ainda como parte do ritual, o diácono foi revestido de estola e a dalmática (vestes próprias do ministério), recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo, o abraço da paz e acolhida do clero ao novo diácono diocesano. 

Natural de Itabuna, o seminarista Ítalo realizou seu estágio pastoral em paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e na diocese de Itabuna (BA). 

Neste sábado (16), acontecerá mais uma ordenação presbiteral, às 17h, na cidade de Itororó, que pertence à Diocese de Itabuna. 

 

Deixe uma resposta