Oficialmente, Cardeal Dom Sergio da Rocha é o novo cidadão baiano

, Destaques

O Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, recebeu, na manhã de hoje (27), o Título de Cidadão Baiano, durante Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A iniciativa partiu do deputado estadual Alex da Piatã, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Dom Sergio à comunidade baiana.

“O honroso título que recebo expressa a fraterna acolhida do querido povo baiano e dos seus representantes nesta Casa, acolhida generosa que tenho recebido desde a minha chegada a Bahia, como Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, em 5 de junho de 2020. Ao mesmo tempo, vejo neste gesto o generoso reconhecimento da missão bela e exigente da Igreja na vida e na história de nosso Estado”, destacou o Cardeal.

Além de Dom Sergio e do deputado proponente, estiveram à mesa os bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, Dom Valter Magno de Carvalho e Dom Dorival Barreto; o vigário-geral da Arquidiocese e moderador da Cúria Metropolitana, padre Gabriel dos Santos Filho; o bispo da Diocese de Amargosa, Dom Juraci Gomes de Oliveira; a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID, Maria Rita Pontes; o reitor da Universidade Católica do Salvador, professor Deivid Lorenzo; o advogado da Arquidiocese, Dr. Otoney Alcântara e a secretária do arcebispado, Jucicleide Braga, entre outras autoridades religiosas, como o bispo emérito da Diocese de Camaçari, Dom Giancarlo Petrini, militares e civis que celebraram a outorga do título como um reconhecimento merecido ao compromisso de Dom Sergio com as causas sociais e espirituais no estado da Bahia.

“Tenho me sentido baiano, convivendo com o nosso povo, nesta querida cidade e ao percorrer as cidades da Bahia, onde se encontram as nossas dioceses. Ao ser acolhido nas casas e comunidades, ao compartilhar as alegrias e dores de nossa gente, tenho me sentido, de fato, cidadão baiano. Mas posso testemunhar, com humildade e alegria, que tenho me sentido baiano também quando me apresento em reuniões e encontros no Brasil e em outros países, especialmente em Roma. Quantas vezes, eu tenho dito ‘sou de Salvador da Bahia’. Mas, a partir de agora posso dizer: ‘sou cidadão baiano’”, afirmou Dom Sergio.

O plenário da ALBA ficou lotado durante toda a Sessão Especial, afinal todos queriam testemunhar o momento em que Dom Sergio se tornaria, oficialmente, o novo baiano. Durante o evento, vários momentos foram de muita emoção, sendo um deles a leitura da mensagem dos irmãos do Cardeal que, impossibilitados de participar, devido à distância geográfica, fizeram questão de escrever sobre e para Dom Sergio.

“Há laços que me ligam à Bahia desde o meu nascimento, pela bondade do Criador. Nasci em casa, na zona rural do interior paulista, pelas mãos de uma parteira conhecida naquela região como dona Maria Baiana, justamente pela sua origem e cultura baiana. Sem a ajuda dela no parto, eu não estaria aqui recebendo este título. Ela representa inúmeras mulheres negras da Bahia que dão a vida para que muitos possam nascer e viver dignamente. Posso dizer, hoje, que as mãos de dona Maria Baiana se prolongam nas mãos de tantas baianas e baianos que continuam a me acolher, a me abraçar, a me apoiar e a rezar por mim”, disse Dom Sergio, emocionado.

O novo baiano

Dom Sergio da Rocha, nascido em Dobrada, São Paulo, em 21 de outubro de 1959, foi nomeado Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil pelo Papa Francisco em 11 de março de 2020, tomando posse em 5 de junho do mesmo ano na Catedral Basílica. Desde então, tem desempenhado um papel fundamental na assistência e defesa dos direitos dos mais necessitados na Bahia.

Com formação sólida, Dom Sergio é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Sua trajetória inclui atuações como bispo auxiliar em Fortaleza, arcebispo metropolitano de Teresina e de Brasília, além de ter sido presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2015 a 2019.

Em sua atuação na Arquidiocese de Salvador, Dom Sergio tem se destacado por iniciativas pastorais significativas. Desde que chegou, já ordenou 12 padres e 15 diáconos permanentes para o clero arquidiocesano. Também criou três vicariatos episcopais, sendo o primeiro para a Pastoral, o segundo para a Cultura, Educação e Comunicação e o terceiro para o Serviço da Caridade. Por Dom Sergio também foi criada uma nova paróquia na região de Lauro de Freitas, que é a Bom Pastor; e outras duas comunidades seguem sendo preparadas para serem elevadas à categoria de paróquia.

Dom Sergio da Rocha continua a desempenhar um papel vital na Igreja Católica, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, combinando liderança pastoral com um compromisso profundo com as questões sociais e espirituais da comunidade.

O Cardeal Dom Sergio da Rocha desempenha funções significativas na Cúria Romana. Em 4 de março de 2021, foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da Congregação para os Bispos, órgão responsável pela criação de dioceses, nomeação de bispos e supervisão das visitas “ad Limina”. Posteriormente, em 7 de março de 2023, o Papa renovou o Conselho de Cardeais, incluindo Dom Sergio entre os membros. Este conselho, estabelecido em 2013, auxilia o Papa no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana. Essas nomeações refletem a confiança do Papa Francisco em Dom Sergio da Rocha, destacando seu papel ativo nas decisões e orientações da Igreja em nível global.

Reconhecendo sua contribuição à capital baiana, a Câmara Municipal de Salvador concedeu-lhe o Título de Cidadão Soteropolitano em 25 de maio de 2023, e agora o nosso Cardeal recebe da Assembleia Legislativa da Bahia o Título de Cidadão Baiano. Estes reconhecimentos refletem a profunda conexão que o nosso pastor estabeleceu com Salvador e com o estado da Bahia e enfatizam a dedicação de Dom Sergio às causas sociais e sua defesa dos direitos dos mais necessitados, ressaltando sua sensibilidade e compromisso com o próximo.

Homem de oração e fé, animado, sempre de bom humor, Dom Sergio é um verdadeiro pastor, escolhido por Deus para pastorear esta porção eleita da Sé Primacial do país.

Texto e fotos: Sara Gomes/Arquidiocese de Salvador(BA)

Deixe uma resposta