A posse Canônica do novo Bispo de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, ocorrerá amanhã, dia 09 de outubro, às 10h, na Igreja Matriz de São Jorge. Por isso, hoje, às 15h, o Bispo concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa local, no Museu da Capitania localizado no Palácio Paranaguá no Centro de Ilhéus.
Na oportunidade, ele disse: “É uma alegria poder me encontrar assim de uma forma pública oficial, através de toda a imprensa, para que nós possamos viver este momento. O fato de a gente se encontrar já é algo de positivo, porque está na dinâmica de Deus. A Palavra que veio habitar no meio de nós, então, é o encontro entre as pessoas que vai fazer com que a nossa vida se torne algo de belo, que vai construir uma história que chama a história centenária, mas que cada um de nós é chamado a contribuir.”
Em seguida, o Dom Giovanni falou um pouco sobre a sua história de vida: “Eu nasci no dia 06 de outubro de 1958, há poucos dias celebrei 66 anos, nasci no norte da Itália, nasci de uma família muito simples, tenho outros dois irmãos, meu pai era um trabalhador rural, depois entrou numa fábrica de tecelagem. Minha mãe foi sempre dona de casa. Eu ingressei no seminário muito novo, quando eu tinha 11 anos de idade. Conheci os missionários da Consolata e foi assim, aos pouquinhos, que eu descobri esta vocação.”
Ele ressaltou: “Eu peço a todos, que possam pronunciar o seu pequeno sim. Juntando o sim de cada um, iremos construir algo de bom”.
Dom Giovanni Crippa será o 10° Bispo da Diocese e assumirá o cargo no lugar de dom Mauro Montagnoli, que abdicou do cargo por motivo de idade após 26 anos à frente da Diocese. Ao atingir a idade limite de 75 anos, os Bispos automaticamente renunciam a função e entregam o cargo a Santa Sé (Vaticano). Dom Giovanni Crippa é italiano e em 13 de setembro de 1981 fez sua Profissão Religiosa no Instituto das Missões da Consolata.
Foi ordenado presbítero no dia 14 de setembro de 1985. Sua chegada ao Brasil foi em 2000, onde cumpriu seu ministério na Arquidiocese Metropolitana de Feira de Santana como Vigário Paroquial e Pároco da Santíssima Trindade. Em 2012 foi nomeado, pelo então Papa Bento XVI, Bispo titular da Acacia e Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia tendo sua ordenação episcopal no dia 13 de maio do mesmo ano. Em julho de 2014 Dom Giovanni foi nomeado Bispo de Estância.
“Com as mesmas intenções e com humildade, quero abraçar este novo desafio assegurando-lhes desde agora minhas orações e pedindo-lhes humildemente as suas. Espero ser tudo para todos e com todos contar na missão que me é confiada”, afirmou o novo Bispo Eleito da Diocese de Ilhéus em mensagem enviada à diocese. Dom Giovanni tem como lema do seu serviço episcopal a expressão paulina: “In aedificationem corporis Christi”, ou seja, “para a edificação do Corpo de Cristo” (Ef 4, 12).
Confira a programação desse dia especial:
09 de outubro, às 09h: ato cívico com autoridades civis da cidade e região. Local: Igreja Matriz de São Jorge, R. Conselheiro Dantas, 40, Centro, Ilhéus.
09 de outubro, às 10h: posse canônica. Local: Igreja Matriz de São Jorge, R. Conselheiro Dantas, 40, Centro, Ilhéus.
Para conferir na íntegra, a coletiva de imprensa, acesse este link: https://youtu.be/_TyfkHcAtNk
Comments
No comment