Considerada uma das mais tradicionais festividades religiosas em Porto Alegre, a Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho chega à sua 64ª em 2018.
Neste mês de abril, na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho, na Vila Ipiranga, terá início as homenagens à Padroeira. A comunidade é convidada a participar dos festejos marianos.
O novenário ocorrerá todas as noites, entre 21 e 29 de abril, às 18h30 aos sábados e domingos, e às 20h nos dias de semana, contando com Santa Missa.
Já as procissões, de 21 de abril a 1º de maio, contarão com um novo percurso, sendo o Parque Germânia o local da saída da tradicional caminhada do Dia de Nossa Senhora do Trabalho.
No primeiro dia, às 7h30, começará a oração das Mil Aves Marias. Mais tarde, às 14h30, ocorrerá a procissão motorizada, que conduz a Imagem da Virgem Santíssima pelas ruas da comunidade.
Em 1º de maio, a partir das 8h, iniciam as homenagens, com os fiéis caminhando em procissão e levando Nossa Senhora do Parque Germânia até o Santuário. No templo, as festividades encerram-se com a celebração da missa campal.
Na mesma data, durante as cerimônias em homenagem a Nossa Senhora do Trabalho, haverá a bênção das carteiras de trabalho, um dos momentos mais aguardados pelos católicos gaúchos.
A 64ª Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho está inserida no calendário oficial da Prefeitura de Porto Alegre.
A primeira festividade em honra a Virgem Maria aconteceu no dia 1º de maio de 1901, na Itália. Naquela época, a imagem da mãe abençoando um agricultor e um carpinteiro foi idealizada por São Luís Guanella, fundador da Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência e dos Servos da Caridade, e principal propagador da devoção a Nossa Senhora do Trabalho. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Porto Alegre e Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho.(Gaudiumpress)
Comments
No comment