Missa em ação de Graças celebra os aniversários da Diocese de Itabuna e da RCC. Confira!

, Homilias
A Celebração Eucarística  realizada nesta terça-feira, 07/11, foi para celebrar os 45 anos da Diocese de Itabuna e os 46 anos da Renovação Carismática Católica. A missa em Ação de Graças teve início às 18h, na Catedral Diocesana de São José, no centro da cidade, com a participação de fieis de várias paróquias.
A igreja ficou completamente lotada! Além dos fieis, diversas autoridades municipais participaram da missa, entre eles, o senhor  Vice-prefeito da cidade, Enderson Guinho.
A missa foi presidida pelo Padre Telmo Soares (pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do município de Arataca). Ele é um dos padres mais antigos da Diocese é o primeiro padre ordenado na diocese. É muito querido e respeitado por toda comunidade católica.
 
A concelebração foi feita pelos párocos: Pe. Gilvan de Oliveira Souza (pároco da Catedral) e pelo diácono Esmeraldo Pio Sardinha.
Vale ressaltar que o Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, não esteve presente por estar na capital baiana, participando de uma reunião com os Bispos do Regional Nordeste III de Bahia e Sergipe. 
 
A homilia foi feita pelo Padre Ezequias Gonçalves, Assessor Eclesiástico da Renovação Carismática Católica e pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itabuna.
No momento, ele reforçou o motivo de alegria ao festejar o aniversário da Diocese e da RCC: “Querido povo de Deus, temos hoje motivo de festa. São 45 anos de evangelização do corpo de Cristo através dos seus mais variados membros. Nós somos porção do povo de Deus, que tem como cabeça o Cristo Jesus, na proteção de São José. Esta é a Igreja Católica, que aqui nós nos reunimos para celebrarmos 45 anos de evangelização e os 46 anos da nossa Renovação Carismática, nesse território de Deus”. 
 
Segundo informações do site da Diocese de Itabuna, ela foi criada pelo Papa João Paulo Il, no dia 07 de novembro de 1978, pela Bula Benigníssimo Dei Concilio, e foi desmembrada integralmente da Diocese de Ilhéus, no litoral sul baiano. Com a criação da Diocese de Itabuna, a Matriz São José passou a ser a Catedral Diocesana — a Igreja Mãe de todas as Igrejas paroquiais da Diocese. De acordo com o Cânon 369 do código do direito canônico: “A Diocese é uma porção do povo de Deus, confiada ao pastoreio do Bispo com a cooperação do presbitério, de tal modo que, unido-se a ela ao seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia — reunida por Ele no Espírito Santo — Constitua uma Igreja particular na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo — Una, Santa, Católica e Apostólica”.
 
A Diocese de Itabuna está compreendida em sua geografia pastoral como a Forania Centro (contendo 14 Paróquias e duas quase-paroquia). E outras duas Foranias: a Forania Sul e a Forania Norte. A Forania Sul segue a BR 101 e um pouco da faixa litorânea e é composta por 11 paróquias. Já a Forania Norte segue a BR 415 e é composta por 8 paróquias e uma quase-paróquia.
 
A RCC foi criada em novembro de 1977, possui mais de 38 grupos de oração e quase 2 mil carismáticos.
 
A equipe deste Portal parabeniza toda a Diocese e membros da RCC por essa data tão marcante e especial! 

Deixe uma resposta