Milhares de romeiros participam da sexta noite do novenário de Bom Jesus da Lapa

, Homilias

Teve início no dia 28 de julho, a novena preparatória da  328ª Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa. Aproximadamente 700  mil romeiros devem passar por Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, 
até terça-feira, 06 de agosto, quando é comemorado o dia do padroeiro da cidade. A festa é marcada por uma tradicional  procissão com a imagem do santos que percorre as principais ruas e avenida da cidade que vai até a Gruta onde está a imagem do padroeiro.
O tema central deste ano é: “Bom Jesus nos chama a viver e promover a liberdade pelo direito e a justiça”.

A sexta noite do novenário aconteceu hoje,(02/08) e quem presidiu  a novena foi o bispo diocesano da diocese de Bom Jesus da Lapa e Mãe da Soledade, no Oeste da Bahia, dom João Cardoso  ás 19h. A concelebração foi feita  por Dom  Ceslau Stanula, CSsR, bispo emérito da diocese de Itabuna, no sul da Bahia,  juntamente com padres missionários redentoristas, diocesanos e sacerdotes convidados de outras dioceses.
O subtema da noite “O Bom Jesus e a missão dos batizados chamados a particular da transformação da sociedade” foi refletido por Dom Ceslau, que na oportunidade disse: “Quando estamos na casa de Jesus, aqui no Santuário, todos somos iguais, todos somos irmãos e irmãs. E esse tema, irmãos, foi escolhido pra nós pensarmos aqui e pensarmos em casa.  Bom Jesus veio para nós para reformar, para melhorar o mundo.”
A devoção ao Senhor Bom Jesus da Lala e da Mãe da Soledade, está enraizada no coração do povo brasileiro. Considerada milagrosa, a gruta de Bom Jesus da Lapa tornou-se um dos maiores símbolos religiosos do interior da Bahia. Ela representa a esperança na fé, muitas vezes a única que prevalece.

Vale ressaltar que a romaria atrai fiéis de todos os lugares do país, que vão agradecer pelas graças alcançadas e também renovar os votos de fé e devoção. Este ano, a romaria completa 328 anos.

A Festa de Bom Jesus da Lapa  é considerada a terceira maior  romaria do Brasil, tendo Bom Jesus da Lapa, cidade com 70 mil habitantes, denominada de a capital baiana da fé!

Fotos:Reprodução/TV Bom Jesus

Matéria e edição de texto: Redação/Portal Católico.Net

Deixe uma resposta