Lançamento do livro da Escola de Teologia para Leigos da Diocese de Ilhéus(BA)

, Artigos

A Diocese de Ilhéus, com seus 107 anos de existência, a serem completados no próximo dia 20 deste mês, sempre teve uma preocupação com a formação do laicato, em profundo alinhamento com as perspectivas eclesiológicas do Concílio Ecumênico Vaticano II, desejosa de que a Igreja, nestas terras de São Jorge dos Ilhéus e adjacências, possa colaborar eficazmente com a promoção do amor, da vida, da verdade e da justiça.

A Escola de Teologia para Leigos – ETEL da Diocese de Ilhéus, organismo formativo dos fiéis leigos, criado em 22 de setembro de 1988, tem sido ao longo desses 32 anos de existência, colaboradora eficaz da formação das diferentes lideranças desse vasto e diversificado território da Diocese de Ilhéus. 
 
No ano de 2018 a ETEL completou 30 anos e, como marco, a Diocese de Ilhéus firmou uma parceria com a instituição educacional de maior abrangência territorial do Estado da Bahia, a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, através do Campus XXI Ipiau, ancorada no Centro de Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde, conferindo à ETEL um caráter extensionista, sendo esse fato muito significativo para a Diocese. 
 
Como desdobramento dessa parceria grandiosa, as instâncias parcerias construíram um livro, no decorrer deste ano de 2020, mesmo com tantas dificuldades humanitárias, com o intento de registrar os grandes momentos da construção da parceria entre a Diocese de Ilhéus e a UNEB, tendo como autores diversos protagonistas do projeto. 
Essa obra, que tem o significativo título PENSAR E CONSTRUIR: experiências e vivências, que sedimenta partilhas variadas e que é da organização do Revmº Pe. Damião Conceição de Souza Borges, do clero da diocese de Ilhéus(BA) e mestrando em Direito Canônico no Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro e a profª Drª Sandra Célia Coelho Gomes da Silva, professora da UNEB. O lançamento oficial da obra terá lugar no próximo dia 14 de outubro de 2020, numa live no canal do You Tube da Escola de Teologia para Leigos – ETEL. 
 
Conclamamos a todos, dos diversos núcleos da Escola de Teologia pata Leigos da Diocese de Ilhéus (Ilhéus, Igrapiuna, Ipiau e Coaraci), bem como aos leigos de modo geral da cidade e do território diocesano de Ilhéus, que possam fazer comunhão com ETEL, ainda que seja por meio das telas, nesse momento de grande significado para a Diocese de Ilhéus, em seu organismo consolidado chamado ETEL; bem como para a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, com particular destaque para o Centro de Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde. 
Que Deus nos abençoe. 
Com votos de serenidade e alegria, 
Pe. Damião Conceição de Souza Borges.
Fonte do blog: Jonildo Glória

Deixe uma resposta