Aconteceu neste domingo, 04 de agosto, às 19h, na Paróquia Santa Maria Madalena, situada no bairro Nova Itabuna em Itabuna (BA), a celebração do Sacramento da Crisma. Vinte e dois jovens e adultos da paróquia renovaram o compromisso assumido e guardado por seus pais e padrinhos, quando um dia
diante do sacerdote e da igreja, os apresentaram a pia batismal, dando início a sua caminhada cristã.
A Igreja Matriz Santa Maria Madalena ficou completamente lotada! Foi um momento de grande alegria para todos, principalmente para os jovens e adultos que receberam a Crisma.
Dom Carlos Alberto dos Santos dirigiu aos jovens e adultos, palavras de entusiasmo para uma vivência de santidade e testemunho. Ele também os encorajou e os motivou para uma participação firme na vida da Igreja de Cristo. “A finalidade dos Sacramentos é para tornarmos um sinal de testemunho de vida, é para identificar-nos cada vez mais com Cristo. Não é para só sentirmos bem, pagar ou cumprir promessa”.
A “Confirmação, como o Batismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou caráter indelével; razão pela qual só se pode receber este sacramento uma vez na vida” (Catecismo da Igreja Católica (CIC), 1317).
Como regra geral, a idade mínima é de 14 anos. O candidato à Confirmação deve professar a fé, estar em estado de graça (confessar antes), ter a intenção de receber o Sacramento e estar preparado para ser discípulo e testemunha de Cristo, na comunidade eclesial e nas ocupações temporais (CIC, 1319).
Durante a preparação para o sacramento da Confirmação, a pessoa cresce e aprofunda a graça batismal. O bispo ou um sacerdote por ele delegado é o ministro da Confirmação. Durante a Missa, durante a qual se confere o sacramento da Confirmação, o celebrante invoca a efusão do Espírito Santo sobre os crismandos.
Fotos: Padre Tony Valério
Comments
No comment