“A sede da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), em Madrid, acolheu a visita dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a caminho da edição internacional de 2023, em Lisboa” – informa a Agência Ecclesia.
Foi no dia 29 de setembro que os bispos espanhóis receberam a Cruz peregrina e o ícone mariano. Na ocasião, o presidente da CEE, cardeal Juan José Omella, afirmou que é um prazer caminhar com os jovens na preparação da JMJ 2023 e referiu que este é já um modo de tornar real a igreja sinodal:
“Eu creio que de alguma maneira estamos já a tornar a Igreja Sinodal uma realidade, na comunhão uns com os outros, não importa o número se somos irmãos e filhos de Deus” – frisou.
Os dois símbolos foram transportados para a sede da CEE por um grupo de jovens, acompanhados pelo diretor da Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Espanhola, o padre Raúl Tinajero, e por D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.
O bispo auxiliar de Lisboa afirmou na ocasião que este é um bom momento para os jovens ibéricos, portugueses e espanhóis, juntos reunirem-se com o Papa em Lisboa no verão 2023.
O bispo português manifestou “gratidão”, pelo apoio fraterno e receção dos símbolos nas dioceses espanholas.
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude foram recebidos pelos bispos membros da Comissão Permanente da CEE, na sede da instituição e continuam a sua peregrinação por Espanha até ao próximo dia 29 de outubro quando em Ayamonte, na Diocese de Huelva atravessarem o rio Guadiana regressando a Portugal.
Comments
No comment