O Novenário do Senhor Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, teve início no último sábado, 28 de julho, e segue até o dia 05 de agosto, véspera da festa do
padroeiro de Bom Jesus da Lapa e do Santuário de pedra e luz, que está completando 327 anos e atrai peregrinos de todo o Brasil e do exterior.
Nesta segunda-feira (30), a Celebração Eucarística teve início às 19h e foi presidida por Dom João Cardoso dos Santos, Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa e concelebrada por Dom Ceslau Stanula, bispo emérito da diocese de Itabuna, e por Dom Vitor A. Menezes, além de padres da Diocese de Bom Jesus da Lapa e outras.
O subtema da 3ª noite foi: “O Bom Jesus nos chama a ser semelhante a ele e imitar a misericórdia”. O convidado especial foi Dom Vitor Agnaldo de Menezes, bispo da Diocese de Propriá- Sergipe (SE). Na homilia, Dom Vitor disse: “Hoje nós fomos chamados a refletir sobre algo de Deus, sobre a qualidade Dele, que sem dúvidas, na minha vida tem sido algo constante: a misericórdia. Deus é misericórdia. Isso é importante: fazer a experiência de Deus, como um Deus misericordioso, amoroso, bondoso (…)”
Sendo realizada há mais de três séculos, a 327ª Romaria do Bom Jesus), atualmente incentivada pelas Autoridades Governamentais da Bahia e é reconhecida como a terceira mais movimentada romaria do Brasil. O município acolhe a cada ano aproximadamente 1,8 milhões de peregrinos vindos de várias partes do país, como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Sergipe, Espírito Santo, entre outras.
Bom Jesus da Lapa fica há aproximadamente 800 km de Salvador e é considerada como a Capital Baiana da Fé. A Romaria tem como tema “Como discípulos do Bom Jesus, cristãos leigos e leigas, missionários comprometidos com a igreja em saída”.
Fotos: Uelder Negrão
Comments
No comment