Em julho de 2023, vai acontecer o XXlll Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), em São Luiz, no estado do Maranhão (MA). Como forma de preparação para este importante momento, começou a circular nas dioceses e arquidioceses do país, a capela peregrina de Nossa Senhora das Vitórias, a padroeira da cidade anfitriã do Congresso Nacional do ECC.
A capela peregrina passará pelas paróquias da Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, onde o ECC está implantado. A imagem chegou na Catedral de São José, no centro da cidade de Itabuna, nesta quarta-feira, 01 de fevereiro. Às 18h, teve missa com a presidência do pároco da Paróquia e Catedral de São José, o Pe. Gilvan Oliveira. “Que peçamos pelos casais, pelas famílias, por nossas comunidades, por nosso Brasil e pelo mundo. Pedir ao Divino Espírito Santo que sempre esteja conosco, nos conduzindo, orientando e nos levando a servir nosso próximo e ao Reino do Senhor. E, principalmente, agradecer por tantos dons que Deus nos concede, e para que possamos colocar em prática e bem utilizá-los. Através da oração e do sentimento de pertença, sejamos tocados a servir sempre”, disse o pároco.
Os congressos nacionais do ECC acontecem a cada quatro anos.
Em 2023, ele ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de julho, em São Luiz (MA), com o tema: “Matrimônio, dom de Deus, um caminho para a Santidade”. Será na forma híbrida. Participarão presencialmente os diretores espirituais e casais regionais. Os demais diretores e casais diocesanos participarão de forma on-line.
O Encontro de Casais com Cristo é um serviço-escola, onde os casais vão caminhar dentro de temários e nesses temários percorrem a nuance da família, do ser Igreja, dos documentos da Igreja. Vão se aprofundando, amadurecendo na fé e conhecendo a realidade da Igreja. Um dos pontos centrais do ECC é que o casal, conhecendo a fé, se coloque à disposição na paróquia, dentro dos movimentos e pastorais já existentes ou nos que o pároco deseja formar.
A capela com a imagem peregrina de Nossa Senhora das Vitórias estava nas paróquias da Diocese de Ilhéus, no litoral sul baiano, desde o dia 21 de janeiro. A visita da imagem segue nas paróquias de Itabuna até o dia 10 de fevereiro. No dia 11, segue para a diocese de Eunápolis.
A imagem começou sua peregrinação no Regional Nordeste 3 que é composta por 26 dioceses, no dia 6 de julho. A primeira visita foi na Diocese de Irecê e a última diocese a ser visitada será a diocese de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. A chegada por lá, está prevista para o dia 21 de fevereiro.
Confira a programação completa das visitas nas paróquias da Diocese de Itabuna, no card abaixo.
Comments
No comment