
Nesta quinta-feira (8), a emblemática fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina, marcando o fim do conclave e a eleição do novo pontífice da Igreja Católica. O sinal, acompanhado pelo repicar dos sinos, indica que os 133 cardeais elegeram o sucessor do Papa Francisco na quinta rodada de votações.
O momento histórico!
– A eleição ocorreu no segundo dia do conclave, seguindo o padrão dos últimos processos em 2005 e 2013
– O anúncio oficial do “Habemus Papam” deve ocorrer nas próximas horas, quando o novo líder aparecerá na sacada da Basílica de São Pedro
– Cerca de 45 mil fiéis aguardavam ansiosos na Praça São Pedro no momento decisivo
Contexto da transição:
A eleição ocorre 17 dias após a morte do Papa Francisco, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca. O pontífice, que passara cinco semanas hospitalizado por pneumonia, deixou um legado de 12 anos marcado por reformas históricas e uma Igreja mais próxima dos fiéis.
Curiosidades do conclave:
– Primeiro dia terminou com fumaça preta, como esperado
– A primeira votação foi a mais demorada dos últimos três conclaves, possivelmente devido ao grande número de cardeais inexperientes (76 dos 133 participavam de seu primeiro conclave)
– A multidão manteve-se em silêncio reverente, interrompido apenas por aplausos espontâneos
Com a eleição, encerra-se o período de Sé Vacante e inicia-se um novo capítulo para os mais de 1,3 bilhão de católicos worldwide. Todos os olhos agora se voltam para a sacada da Basílica, onde em breve conheceremos o 266º Sucessor de Pedro.
Comments
No comment