Uma iniciativa dos Padres Paulistas nos Estados Unidos, apresentada como um Ministério de Reconciliação, busca chegar aos numerosos fiéis que se distanciaram da Fé para oferecer uma oportunidade de retornar à Igreja. Com um rosto amável e oportunidade de escuta, o ministério trabalha para vencer os temores e prejuízos que impedem à muitos redescobrir os tesouros da Fé Católica.
O ministério leva por nome ‘Landings’, uma palavra que poderia ser traduzida como chegadas, desembarques ou aterrissagens, e que recorda as boas vindas alegres que os viajantes experimentam ao retornarem à sua pátria por parte de seus entes queridos. “É um programa que convida todas as paróquias e comunidades católicas a aproximarem-se dos católicos que estão distantes da Igreja ou que lutam em sua relação com Deus e a Igreja”, explica a apresentação oficial da iniciativa. “De maneira acolhedora e sem prejuízos, pequenos grupos de católicos leigos ativos se unem a católicos que regressam ou estão inativos para compartilhar suas viagens espirituais e explorar sua Fé Católica”.
Através do diálogo e dos testemunhos compartilhados, os grupos buscam inspirar um retorno à prática religiosa e um encontro mais profundo e pessoal com Jesus Cristo. “Os desembarques ajudam aos católicos que estão longe da Igreja a fazer uma aterrissagem suave quando retornam à Fé e à vida paroquial”, comentam os organizadores.
“Descobri que a maioria dos problemas que tinha com a Igreja não existiam. Eu havia entendido mal os ensinamentos da Igreja”, comentou Melanie Rigney, uma fiel que retornou à Fé depois de décadas de distanciamento. “Depois veio o momento da alegria. O dia de Natal em 2005 foi a primeira vez que recebi a Eucaristia em 33 anos, e a primeira vez em minha vida que fui à Missa no dia de Natal”.
Os participantes do ministério dedicam duas horas por semana à reuniões de grupos pequenos com dois ou três facilitadores que fomentam o diálogo e dão seus próprios testemunhos de conversão. Os fiéis se dão conta de que compartilham o caminho da Fé com outras pessoas e a experiência está centrada em fomentar uma relação pessoal com Deus e um espírito de comunhão com os demais católicos. Depois de uma fase inicial, se começou a abordar temas de Fé e doutrina católicas.
“Em ‘Landings’, nos convidaram a aprofundar ainda mais, o que significa que temos que abraçar a vulnerabilidade e a humildade. Quando se é humilde e vulnerável se pode compartilhar algo muito profundo”, relatou Tony See, um católico de Singapura que retornou à prática da Fé através do ministério. “(Landings) se dirige às pessoas que pertencem à Igreja mas estão fora dela, porque querem retornar mas são emocional ou espiritualmente débeis para retornar por sua conta. Assim que temos que sair, alcançá-los e trazê-los para casa”. (Gaudiumpress)
Comments
No comment