Aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), a Missa de Cinzas, às 7h, na Catedral de São José em Itabuna (BA). A missa foi presidida pelo pároco da Catedral de São José, o Padre Gilvan de Souza. Na celebração, foi permitida a participação de apenas cem fieis, por conta das restrições da pandemia. Seguindo orientações do Vaticano, o ritual de abençoar os fies com as cinzas foi mantido, mas elas foram jogadas sobre as cabeças dos fieis, e não colocadas na testa, como de costume. Às 18h, haverá outra missa na Catedral.
Outras paróquias também realizam a Missa de Cinzas. Exemplo da paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na rua Juarez Távora, situada no bairro São Caetano em Itabuna, onde os frades capuchinhos presidiram a santa Missa, às 6h30. À noite, às 19h, também vai acontecer outra missa, na Igreja matriz.
Vale ressaltar que a celebração da Quarta-feira de Cinzas dá início ao período da Quaresma, quando os católicos se preparam para a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O recebimento das cinzas simboliza a vontade de conversão e mudança de vida. Quarta-feira de Cinzas é dia em que a Igreja Católica Apostólica Romana recorda aos fiéis católicos, a fragilidade da vida humana.
Foto:Acervo/Portal Católico.Net
Comments
No comment