
Em Itabuna (BA), São José ganha diversas homenagens, pois ele é padroeiro da cidade, da Diocese e da Catedral que leva o seu nome.
Este ano, o tema central da festa foi “Igreja: Sacramento e instrumento da intima união com Deus.” Constituição Dogmática Lumem gentium”.
O período de preparação para este grandioso novenário teve início no dia 10 de março e contou com celebrações eucarísticas, reza do terço, com a participação das 33 paróquias dos 19 municípios que compõem a Diocese de Itabuna e todas as pastorais, movimentos, grupos de serviços e várias instituições.
Vale ressaltar que além da Catedral de Itabuna, outras duas paróquias da Diocese, têm São José como seu padroeiro, nas cidades de: São José da Vitória e Una.
Hoje, grande dia festivo e feriado religioso na cidade, a primeira missa, que é do dia (missa da comunidade paroquial), aconteceu às 7h. Às 10h, aconteceu a solene celebração eucarística. Às 15h, teve a missa dos romeiros e bênção dos objetos.
Às 16h30, após 2 anos sem a tradicional caminhada de fé, cerca de 8 mil fieis puderam matar a saudade e sair caminhando pelas principais ruas de Itabuna, em uma grandiosa procissão, com oração, música e muito louvor.
Às 17h30, com a chegada da procissão, após a bênção do Santíssimo Sacramento, o bispo Dom Carlos Alberto dos Santos convidou a todos para participarem no dia 25 de março, numa corrente de oração pela paz da Ucrânia e da Rússia. Será um dia de oração do mundo inteiro, convocado pelo santo Papa, com celebrações em todas as paróquias, exceto no horário das 13h às 14h, quando o Papa Francisco vai falar para o mundo inteiro, da Basílica de São Pedro.
As celebrações do dia festivo de São José foram transmitidas pelas redes sociais da Catedral (no Instagram e no Youtube).
Clicando AQUI você confere o álbuns de fotos
Comments
No comment