A Paróquia Nossa Senhora da Escada, localizada em Olivença, no distrito da cidade e Diocese de Ilhéus, no sul da Bahia, está festejando a tradicional Festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, que tradicionalmente acontece no mês de janeiro. A festa começou na sexta-feira, dia 12, com desfile cultural, hasteamento de bandeira e acendimento da pira olímpica, apresentação de capoeira e atrações culturais locais.
À noite, se apresentaram os cantores Jane Poeta e Nozinho, na Praça Claudio Magalhães.
No sábado, às 18h30min, aconteceu a procissão de São Sebastião, seguida de missa solene na Igreja de Nossa Senhora da Escada. Logo após, houve a apresentação do Boi Estrela e do grupo As Camponesas. A partir das 21 horas, o show ficou por conta das bandas Violino de Luxo e Pago Funk.
O ponto alto da festa se dá neste domingo (14), a partir das 16h, com a chegada do cortejo popular que sai da mata, percorre a praia e chega até a praça, onde o Mastro é erguido com a euforia dos nativos e turistas.
A programação especial do domingo começou às 5 horas, com alvorada. Às 6 horas, acontecem rituais na porta da Igreja com a participação dos puxadores dos mastros: um será uma benção religiosa e, o outro, o Poraci, com a comunidade indígena. Por volta das 7 horas, os machadeiros se confraternizam durante uma feijoada, antes de partirem para a Mata do Ipanema. Sempre com muitas orações, agradecimentos e rituais em homenagem aos ancestrais os machadeiros fazem a derrubada da árvore por volta das 10 horas da manhã.
A festa prossegue às 13 horas com a feijoada na Praia do Sirhyba. Logo em seguida, tem início a Puxada do Mastro pela praia, e, às 16 horas, começam as apresentações culturais na Praça Cláudio Magalhães. A chegada do cortejo está prevista para às 17 horas, sempre com a participação de populares que acompanham os machadeiros e indígenas, que cantam e dançam ao som canções típicas. Após a chegada dos mastros, os organizadores descem as Bandeiras e apagam a pira olímpica. O show musical ficará por conta das bandas Jah Bless e Batuque Bom.
A festa da Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença é considerada um dos mais importantes eventos do calendário turístico de Ilhéus. É um evento que já acontece há 19 anos e tem origem no século XVI quando padres jesuítas estabelecidos na região, na tentativa de catequização dos indígenas, se apropriam da manifestação cultural nativa, a corrida de tora, para disseminar elementos cristãos entre os indígenas aldeados.
Edição de texto: Anara Passos (Comunicóloga- DRT 7574)
Comments
No comment