Visitas começam nesta segunda-feira (11), em preparação para Festa da Padroeira. Penitenciária de Potim (SP) também recebe a imagem
Por Lídia Tostes
O Santuário Nacional dá início, nesta segunda-feira (11), à visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida a escolas de Aparecida (SP) e Potim (SP). Até dia 29 deste mês, serão visitadas cerca de 50 escolas, entre públicas e privadas. O cronograma prevê a atividade em 4 instituições de ensino por dia, sendo contempladas duas no período da manhã e duas no período da tarde.
A visita resgata a história da cidade de Aparecida, fazendo memória de sua origem, a partir do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Ria Paraíba. Além disso, reforça a fé e a devoção do povo aparecidense. Isto, em preparação para a Novena e Festa da Padroeira 2023, que ocorre em outubro.
“Tradicionalmente, há muitos anos, essa visita é feita nas escolas da nossa cidade e região. Ela recorda, além do significado espiritual que Aparecida exerce sobre nós, enquanto pessoas de fé, a referência histórica que Nossa Senhora tem para nossa cidade. É um fato histórico que mudou toda a realidade do nosso povo e, também, um símbolo de fé”, explica o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Diego Antônio da Silva.
A atividade é coordenada pelos missionários Redentoristas – que cuidam da Basílica – e pela turma dos Devotos Mirins – projeto infantil do Santuário Nacional -, em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino.
“Juntamente com a imagem de Nossa Senhora, o missionário Redentorista leva uma palavra de esperança, de catequese, de oração, às crianças e jovens. A presença dos Devotos Mirins, com a Turma do Tijolinho, leva um pouco de alegria e celebra a Festa da Padroeira do Brasil”, complementa o padre.
Além das escolas, na próxima segunda-feira (18), a Penitenciária de Potim também receberá a visita da imagem da Padroeira do Brasil. A ação é promovida pelo Santuário Nacional e Arquidiocese de Aparecida, e vai ao encontro da “Igreja em saída” que pede Papa Francisco, desde o início de seu pontificado.
“É vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo. A alegria do Evangelho é para todo o povo, não se pode excluir ninguém”, destaca Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.
Conduzirão a atividade os missionários Redentoristas padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário de Aparecida, e Irmão Alan Patrick Zuccherato, diretor de programação da TV Aparecida, além do padre José Ferreira, da Arquidiocese de Aparecida.
Foto: Maria Alice Figueira/ A12
Comments
No comment