A Missa de encerramento do 2° Encontro Diocesano do Terço dos Homens da Diocese de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, aconteceu às 15h, na Catedral de São Sebastião, no centro da cidade, com a igreja completamente lotada. Participaram da celebração, os Homens do Terço, dos mais de 25 municípios que compõem a Diocese de Ilhéus, além dos Homens do Terço da diocese de Itabuna, e convidados especiais.
A missão do Terço dos Homens é resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã.
O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de conduzir para a oração, leva a pessoa a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo oferece.
Com a meditação do mistério redentor, também é possível lembrar de Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, ao pôr no mundo, o Salvador.
A missa de encerramento teve como tema central: “Com Maria, caminhamos juntos, fortalecidos pela Eucaristia, para viver e crescer em comunidade”.
O Encontro foi promovido pela Diocese de Ilhéus e organizado pela Regional Nordeste-3 e pela Sub-Regional Pastoral-6. O evento é realizado anualmente e tem o objetivo de promover a formação espiritual e a confraternização entre os membros do movimento.
O Encontro aconteceu pela manhã no Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes, no centro da cidade, e foi finalizado às 15h, com a santa missa na Catedral de São Sebastião.
Depois da acolhida, seguida de café e adoração do Santíssimo Sacramento, às 9h, teve a primeira palestra com Paulo Henrique, da Paróquia São Paulo Apóstolo de Ilhéus, sobre o tema central do encontro. A programação do evento foi extensa, durante todo o domingo, teve testemunhos; sorteios de brindes; animação musical da Banda Luz Maior; dramatização apresentada pelos Homens do Terço da Paróquia São José Operário, de Ipiaú; oração do Terço de Nossa Senhora e almoço.
A segunda palestra foi proferida pelo padre Evandro Almeida, da Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Nelson Costa, em Ilhéus.
À tarde, foram discutidos os preparativos para a participação da XV Romaria Nacional do Terço dos Homens, prevista para o período de 10 a 12 de fevereiro de 2023, em Aparecida, interior de São Paulo (SP). Também teve a Caminhada de Fé, animada pelo Ministério Ágape de Ipiaú, até a Catedral onde foi realizada a Missa em Ação de Graças presidida por Dom Giovanni Crippa, e contou com as presenças de diversos padres da Diocese.
Para encerrar com chave de ouro, o diretor espiritual e padre Clayton Souza Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Wenceslau Guimarães, agradeceu a todos que contribuíram para a realização do Encontro e disse: “Que sejamos o canal da graça de Deus nas nossas paróquias, nas nossas comunidades.” E em seguida, todos cantaram o hino do Movimento Terço dos Homens. O Coordenador Diocesano Márcio Barbosa, anunciou que o próximo Encontro será na Forania Litorânea, com local e data a definir.
O objetivo do “Terço dos Homens” é resgatar homens, porque a Igreja Católica considera imprescindível a presença masculina em nosso meio para a formação da família e de uma sociedade cristã. Outra missão do movimento é despertar o comprometimento com a oração, a fé, a evangelização, a mudança de vida e o amor aos necessitados. O movimento está presente em todo o Brasil e atualmente conta com mais de dois milhões de integrantes no Mundo.
No sul da Bahia, são cerca de dois mil homens que participam de um projeto de evangelização nas áreas de abrangência das dioceses de Itabuna e de Ilhéus. Em trinta municípios da região, os membros do “Terço dos Homens” participam de ações sociais, contribuindo, por exemplo, em campanhas de agasalho durante o inverno, ajudando os mais carentes.
Comments
No comment