Posse canônica foi realizada na Catedral Nossa Senhora das Dores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/8/t/1SV0L5S2WJTaCADmsF3Q/missa.jpg)
Celebração da Missa com Dom José Ruy — Foto: Mavian Barbosa/G1
Dom José Ruy Gonçalves Lopes, foi empossado como novo bispo da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, na tarde deste sábado (21). Ele substituiu Dom Bernardino Marchió, que renunciou a função após completar 75 anos, seguindo uma determinação da Igreja Católica.
A programação da posse iniciou a partir das 14h30, com uma coletiva de imprensa, na Igreja do Convento, bairro Divinópolis. Em seguida, às 15h30, o público acompanhou o cortejo em carro aberto, com a presença do novo bispo e de autoridades. O cortejo saiu da Avenida Agamenon Magalhães e seguiu até a Catedral, na avenida Rio Branco.
Às 16h, foi realizada a posse canônica na Catedral Nossa Senhora das Dores. Para o momento, telões foram espalhados no entorno para que o público acompanhasse a posse. A cerimônia foi encerrada com a Concelebração Eucarística presidida por Dom José Ruy, em frente à Catedral.
Na solenidade estiveram presentes a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o ex-governador João Lyra, o presidente da Câmara de Vereadores, Lula Torres, o secretário de Ressocialização do Estado, Pedro Eurico, e o prefeito da cidade de Feira de Santana, Colbert Martins Filho.
Dom José Ruy tem 52 anos e é natural de Feira de Santana, na Bahia. Ele fez seus votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1988 e foi ordenado padre em 1993. O bispo é pós-graduado em teologia moral.
Ainda como padre, atuou em Salvador-BA e foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil. Em 7 de setembro de 2012, Dom José Ruy foi ordenado bispo e assumiu a Diocese de Jequié-BA.
Dom José Ruy é o quinto bispo de Caruaru — Foto: Sacerdos Photo/Divulgação
Por G1 Caruaru
Comments
No comment