Tradicionalmente, há mais de 30 anos, o terceiro domingo da Quaresma é marcado pela Caminhada Penitencial promovida pela Arquidiocese de Salvador. Em um gesto de profunda penitência, mais de 200 mil pessoas costumam percorrer, na capital baiana, cerca de 8Km, saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e seguindo até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim – trajeto conhecido como “Do colo da Mãe à Mansão da Misericórdia”.
Contudo, diante da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, pelo terceiro ano consecutivo, a Caminhada Penitencial está suspensa. Porém, para fortalecer o gesto de caridade, um dos três pilares do Tempo Quaresmal, os fiéis poderão realizar doações de alimentos não perecíveis, no dia 20 de março, das 8h às 12h, no formato drive thru, em quatro pontos de coleta: Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, Largo dos Mares, Largo de Roma e Baixa do Bonfim. “Estaremos contando com a ajuda de quatro caminhões do Exército para recolhermos esses alimentos que, posteriormente serão destinados para a Casa do Encontro e Oração, sob os cuidados da Irmã Violeta; Projeto Bom Samaritano, da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim; e Obras Sociais Irmã Dulce (OSID)”, afirma o coordenador da Comissão Arquidiocesana de Diáconos, diácono Washington Sousa.
É importante destacar que, embora os pontos de coleta estejam espalhados pelo mesmo percurso, não haverá a Caminhada Penitencial, apenas os gestos concretos. “O gesto concreto sempre fez parte da Caminhada Penitencial, afinal nós pedíamos para que as pessoas pudessem levar os alimentos para doação. Neste tempo, diante de tantas dificuldades, é importante mantermos este gesto concreto. Contamos com todos os fiéis e sabemos que esse drive thru vai trazer uma resposta clara da caridade”, completa o diácono Washington.
Comments
No comment