A celebração em Ação de Graças pelos 60 anos de ereção canônica da Diocese de Propriá, em Sergipe, foi realizada nesta sexta-feira (16), às 19h, com a presidência de Dom Vitor Agnaldo Menezes e concelebrado por padres diocesanos, entre outros religiosos. A santa missa foi transmitida pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio de Pádua, por conta da pandemia do novo coronavírus. Quem esteve presente na missa, seguiu os protocolos de distanciamento.
A instalação da Diocese de Propriá ocorreu no dia 16 de Outubro de 1960. Foi criada em 30 de abril de 1960 pela Bula Ecclesiarum Omnium do Papa São João XXlll, desmembrada da então Diocese de Aracaju (SE). Esta mesma bula também erigiu a Diocese de Estância e elevou a Diocese de Aracaju a categoria de arquidiocese.
Nossa circunscrição pertence à Província Eclesiástica de Aracaju e ao Regional Nordeste III da CNBB e tem Nossa Senhora do Rosário de Fátima como sua excelsa padroeira.
A Diocese de Propriá situa-se geograficamente no norte do estado de Sergipe, é composta por 26 municípios, no baixo São Francisco.
Durante os 60 anos de missão e evangelização ,estiveram na condução e evangelização dos fies católicos, os bispos: Dom José Brandão de Castro, CSSR (1960-1987), Dom José Palmeira Lessa (1987-1995), Dom Mário Rino Sivieri (1997-2017). E tem como e atual, o Bispo Diocesano Dom Vitor Agnaldo de Menezes.
No dia 25 de outubro de 2017, o Papa Francisco nomeou o Padre Vítor Agnaldo de Menezes, da Diocese de Jequié da Bahia, Bispo da Diocese de Propriá de Sergipe, em substituição de Dom Mario Rino Sivieri, que ocupava o cargo há quase 21 anos. Sua posse canônica como quarto bispo diocesano foi realizada no dia 03 de Fevereiro de 2018 na Catedral de Santo Antônio. Confira a santa missa, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=fM6rzRhX-K0
Fotos: Captura de vídeo
Comments
No comment