Diocese de Jequié tem novo bispo. Confira!

, Homilias
Dom Paulo Romeu foi empossado como 3º Bispo da Diocese de Jequié, nesta sexta-feira, (19/03), às 8h. Dom Paulo Romeu foi transferido da Diocese de Alagoinhas do Recôncavo Baiano, pelo Santo Padre Papa Francisco, para ser o novo pastor da Diocese de Jequié. A cerimônia foi realizada na Paróquia Catedral Santo Antônio de Pádua, neste dia 19 de março, dia dedicado a São José, patrono da Igreja universal. 
A Diocese de Jequié é composta por 38 paróquias em 25 municípios. Na cidade de Jequié são 14 paróquias.  
Devido a pandemia, a missa seguiu com as restrições impostas pelos Órgãos de Saúde. O primeiro bispo da Diocese de Jequié foi Cristiano Jacob Krapf, atualmente bispo emérito da diocese de Jequié.  
 
A Missa foi transmitida pela página da Diocese no Facebook (@mitrajequie) e no Youtube pelo canal  online, além dos meios de comunicação da cidade de Jequié e região, e a Rede Vida de Televisão.  A concelebração foi feita pelo bispo da Diocese de Propriá e Secretário Geral do Regional Nordeste III de Bahia e Sergipe, Dom Vitor Agnaldo Menezes; e pelo arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, Dom Josafá Menezes entre outros.
Confira neste link, a celebração na íntegra: https://www.youtube.com/channel/UCNaF_mU_gtoPmS4EreEy2XQ
Dom Paulo foi nomeado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, no dia 13 de janeiro de 2021.
A Igreja Particular estava vacante desde 10 de julho de 2019 com a nomeação de Dom José Ruy Gonçalves Lopes para o governo pastoral em Caruaru (PE).
 
Dom Paulo Romeu Dantas Bastos nasceu no dia 20 de agosto de 1955 em Nova Soure (BA). Cursou o ensino fundamental em sua cidade natal e o ensino médio em Alagoinhas (BA). Fez curso técnico em Agropecuária na escola
agrícola de Catu (BA) e foi nomeado em concurso público na Embrapa de Barreiras, onde anos depois ingressou no seminário.
Cursou Filosofia no Seminário Central da Bahia e Teologia no Seminário de Viamão (RS). Foi ordenado sacerdote aos 18 de maio de 1985, na cidade de Barreiras. Como padre, exerceu os seguintes ministérios: vigário paroquial na paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Formosa do Rio Preto (BA) de 1984 a 1985; vigário paroquial de São Sebastião em Barreiras de 1986 a 1987; vigário paroquial de Senhora Santana em Riachão das Neves (BA), de 1987 a 1991; pároco da catedral de São João Batista em Barreiras, desde 1992 até a indicação ao episcopado.
Na diocese de Barreiras também foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e coordenador diocesano de pastoral, de 1987 a 1996; Diretor espiritual diocesano e do regional Nordeste 3 do encontro de Casais com Cristo (ECC); vigário geral da diocese de Barreiras a partir de 1997 até ser nomeado bispo diocesano de Alagoinhas.
No dia 24 de abril de 2002, o Papa João Paulo II o nomeou como bispo diocesano de Alagoinhas. Sua sagração episcopal foi realizada em Barreiras no dia 27 de julho de 2002 pela imposição das mãos do então bispo dom Ricardo Weberberger. A posse em Alagoinhas aconteceu em 22 de agosto do mesmo ano.
Fotos: Pascom/Diocese de Jequié (BA)

Deixe uma resposta