Diocese de Itabuna realiza Formação e Curso para Ministros da Comunhão

, Entrevistas

Nos dias 21 e 22 de julho, foram realizadas a Formação para os membros da Faronia Centro, que compõe as 14 paróquias de Itabuna. Neste final de semana, 28 e 29 de julho, a Formação aconteceu para os membros da Faronia Norte, que compõe oito paróquias no interior.

As formações estão sendo realizadas no Centro Pastoral Diocesano, (situada no bairro Jardim Vitória em Itabuna), por padres, diáconos e pelo Bispo Dom Carlos Alberto dos Santos.

“A nossa Diocese está tentando se organizar em alguns sentidos. Vejo que os nossos Ministros precisam ter tempo determinado, conforme a Igreja coloca, que são de dois anos, e por outro lado, formação única para todos (o que um falar, todos deverão falar), ou seja, a formação que um tiver, todos deverão ter. Estamos praticamente com duzentos ministros novos em nossa Diocese”, disse Dom Carlos.

Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC) são os fieis leigos que de forma temporária ou permanente, distribuem a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.

Deixe uma resposta