A Diocese de Camaçari realiza neste sábado, dia oito de junho, a Ordenação de nove diáconos permanentes. A celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini, acontece às 9h na Catedral São Thomaz de Cantuária em Camaçari.
Os futuros diáconos se prepararam durante quatro anos, sendo dois no curso de extensão em teologia e outros dois na escola diaconal sob orientação do Cônego Reginaldo Freitas. Receberão a ordenação diaconal Paulo Sergio Santos (Sagrada Família), Marcelo Pereira Santos (Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Cia) Joselmo de Souza Carvalho (Paróquia São Francisco de Assis), José Conceição e João da Paixão (Paróquia Santa Marcelina), Carmirando Souza Oliveira (Paróquia São Tomé), Sebastião Marques de Souza e Antônio Carlos Tedesco (Quase Paróquia Ascensão do Senhor).
Qual o papel do Diácono Permanente?
Os diáconos permanentes são homens casados ou celibatários que decidem seguir a vida de dedicação aos serviços da Igreja. O termo diácono, significa serviço, assim o Diácono é ordenado para fazer parte do ministério de Cristo que veio para Servir.
Na Liturgia Eucarística o Diácono tem funções próprias como servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Com a ordenação o Diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero, podendo também ministrar os sacramentos do batismo e do matrimônio.
Informações:Diocese de Camaçari (BA)
Comments
No comment