Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15)
Os meios de comunicação social ganharam uma especial importância no final do século XIX, e mais ainda ao longo do século passado, quando o mundo conheceu um avanço tecnológico extraordinário, que afetou o modo das pessoas se relacionarem e, sobretudo, a forma como elas se comunicavam.
O avanço das comunicações e a preocupação da Igreja
Os meios de comunicação evoluíram tanto que a comunicação passou a ser chamada de “quarto poder da sociedade”. A expressão vinha de mais tempo, porém, passou a ser utilizada ao se referir à influência que os meios de comunicação de massa (Mass Media), podem exercer sobre a sociedade como um todo.
A Igreja Católica, ciente da importância dos meios de comunicação para o anúncio da Palavra de Deus, tem demonstrado extrema preocupação com suas potencialidades evangelizadoras, mas também com o seu uso indevido. Por isso, ao longo dos anos, tem emitido pareceres e produzido documentos que motivam o uso coerente e cristão dos meios de comunicação social por parte das instituições religiosas, em sua missão apostólica, e também por parte das instituições da sociedade civil.
Entre os documentos mais importantes relacionados com a comunicação destaca-se o decreto Inter Mirifica, do Papa Paulo VI, e a instrução pastoral Aetatis Novae, do papa João Paulo II, além de inúmeras instruções pastorais.
Todos os anos o Papa envia uma mensagem especial aos cristãos, por ocasião do Dia Mundial das Comunicações, discorrendo a respeito das novas formas de difusão do pensamento e da Palavra de Deus.
“O apelo para se falar com o coração interpela radicalmente este nosso tempo, tão propenso à indiferença e à indignação, baseada por vezes até na desinformação que falsifica e instrumentaliza a verdade”. Papa Francisco – Mensagem, 57º DMC.
Dia Mundial das Comunicações
No domingo em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, também comemora o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, para o qual como acontece todos os anos, o Papa Francisco publicou uma mensagem, apresentando logo na introdução sua motivação ao afirmar:
“Depois de ter refletido, nos anos anteriores, sobre os verbos ‘ir e ver’ e ‘escutar’ como condição necessária para uma boa comunicação, com esta Mensagem para a Dia Mundial das Comunicações Sociais gostaria de me deter sobre o ‘falar com o coração’”.
A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II, tendo como finalidade chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais.
O Papa Paulo VI foi o primeiro a celebrar o Dia Mundial das Comunicações, no dia 7 de maio de 1967. Desde então, ela vem sendo celebrada no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é tradicionalmente publicada no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
No final de sua mensagem, como vem insistindo em muitas ocasiões o Papa Francisco faz um forte apelo pedindo a todos que “desarmem os ânimos promovendo uma linguagem de paz” lembrando do esforço que é exigido de todos e de cada um, de modo particular ao sentido de responsabilidade dos agentes da comunicação, a fim de realizarem a própria profissão como uma missão.(A12.com)
Por Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R
Comments
No comment