Alegria e devoção definem a preparação para a festa de São Francisco de Assis, conhecido como o protetor dos animais. Na Arquidiocese de Salvador, as Igrejas que têm São Francisco como padroeiro prepararam programações especiais. Confira:
Igreja e Convento de São Francisco (Centro Histórico)
Com o tema central “São Francisco, defensor dos Direitos Humanos, propagador da justiça e da paz”, a Igreja e Convento de São Francisco, localizados no Centro Histórico de Salvador, já estão com as portas abertas para acolher os fiéis que participam do novenário, que teve início no dia 25 de setembro e segue até 3 de outubro, às 17h, com exceção do dia 1º que será às 18h.
Mas a programação organizada pelos franciscanos vai para além da realização da novena. Nos dias 2 e 3 de outubro haverá uma feira, a partir das 11h, que abrigará gastronomia, livraria, artesanato, moda e música ao vivo. Esta iniciativa tem como objetivo valorizar artistas locais e promover um espaço social e aconchegante para os turistas, visitantes e moradores residentes em Salvador e no Recôncavo Baiano.
Ainda como parte dos festejos, no dia 1º de outubro acontecerá uma Caminhada Ecológica, com saída da Igreja e Convento de São Francisco, às 15h, seguindo até a Cruz caída, na Praça da Sé, onde haverá uma celebração ecumênica, às 18h.
O ápice dos festejos será no dia 4 de outubro, quando a programação contará com a alvorada, às 6h; e Missa às 8h30, sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão. A Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, terá início às 10h. Já às 12h, jovens recitarão a Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora. Por volta das 15h haverá a oração do Ofício dos Pais Nossos, escrito por São Francisco de Assis, seguida de carreata com a imagem do santo pelas principais ruas do Centro Histórico. O encerramento da festa será marcado pela Missa, às 17h, celebrada pelo frei Pedro Freitas, da Ordem dos Frades Menores (OFM).
Paróquia São Francisco de Assis (Alto Coutos)
A Paróquia São Francisco de Assis, em Alto de Coutos, segue com a programação festiva para celebrar a festa do padroeiro. O novenário, que teve início no dia 25 de setembro e será encerrado no dia 3 de outubro, acontece na Matriz, às 19h, com exceção do último dia (3), quando os fiéis participam da Celebração às 18h. O tema escolhido para este ano é “O Amor não é amado”.
No dia dedicado ao santo conhecido como o protetor dos animais, 4 de outubro, os devotos participam das Missas às 7h, às 10h (esta presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Souza Barreto Júnior) e às 19h. Nesta data também haverá a bênção dos animais, às 9h.
Os fiéis que não podem estar presentes fisicamente têm a oportunidade de acompanhar todo o festejo através de transmissão, ao vivo, pelas redes sociais: Instagram @paroqsfassis e Youtube [para localizar o canal, o internauta deve inserir “Filhos de Assis – Coutos” na caixa de busca da plataforma].
Paróquia São Francisco de Assis (Boca do Rio)
Inspirados na Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, a Paróquia São Francisco de Assis (Boca do Rio) celebra o padroeiro à luz do tema “Somos todos irmãos”. O novenário, que também teve início no dia 25 de setembro e segue até 3 de outubro, na Matriz, acontece sempre às 19h, precedido da Santa Missa às 18h. É importante ressaltar que a entrada dos fiéis acontece por ordem de chegada até a lotação máxima permitida.
No dia festivo (4) a programação terá início com a alvorada, às 5h30 e Missas às 6h, às 8h, às 11h e às 16h. Já às 10h serão abençoados os animais e às 15h acontecerá a recitação do Terço da Misericórdia e a adoração ao Santíssimo Sacramento. O ponto alto da festa será a Celebração Eucarística presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, às 19h.
Por: Sara Gomes
Comments
No comment