A Igreja Católica Apostólica Romana celebrou neste dia 22 de novembro a memória litúrgica de Santa Cecília, uma das mártires dos primeiros séculos mais venerada pelos cristãos no mundo. Santa Cecília, também é a padroeira dos músicos. Na cidade de Itabuna, a comunidade de Aliança Santa Cecilia (CASC) tem a santa como sua padroeira. Os preparativos da celebração tiveram início no dia 18 e finaliza neste domingo,24, com o dia especial e dedicado só para as mulheres de Itabuna.
O tema central da festa é: “Com Santa Cecilia, somos enviados em missão”.
Nesta Sexta-feira (22), às 19h30, aconteceu uma carreata saindo da Paróquia Santa Maria Goretti, percorrendo várias ruas do bairro Mangabinha até a comunidade. Teve muitos fogos na chegada da imagem da santa. E às 20h, teve a santa missa presidida pelo bispo da diocese de Itabuna, dom Carlos Alberto dos Santos. Antes da celebração da palavra, foi abençoado pelo bispo o “Ambão” e após a homilia do Senhor bispo, foi a vez do rito solene da mesa da santa eucaristia a ser abençoa e incensada.
O subtema refletido da noite foi: “Pedir ao Senhor da Messe que mande mais trabalhadores para a colheita”
Na homilia, Dom Carlos disse: “Estamos aqui mais uma vez celebrando a Festa de Santa Cecília. Como ela, também hoje, nós precisamos rezar para que o Senhor mande operários para a sua messe. E queremos, pois, agradecer a Deus por este momento mais bonito em que celebramos a festa dela, que também foi uma das preferidas de Deus, uma das escolhidas por Deus para servir à Igreja, para amar a Igreja!”
Os convidados especiais foram: Benfeitores e Colaboradores CASC, Irmãs Auxiliadoras, Ministério de Música, Comunidades: Rainha da Paz, Filhos de Israel, caminhando com Cristo, MEFA, Comunidade de Maria, Comunidade de santo Antônio de Itamaracá, Grupo de Oração Resgate do Amor.
Canto da missa: Ministério de Música Santa Cecilia (CASC) Gesto concreto: Colaboração em espécie ( a ser revertido em prol dos trabalhos da Comunidade de Aliança Santa Cecilia”CASC”).
Confira a programação até domingo, dia 24:
Sábado-23/11/2019
Subtema: ” O Espirito Santo é o protagonista de toda missão da Igreja”
14h: Tarde de lazer com as crianças
Convidados: Crianças da Catequese (Paróquia Santa Maria Goretti) e comunidades em geral
Responsáveis/Animação: Pastoral da Catequese da Paróquia Santa Maria Goretti e CASC(Palhaço Betinho e Min. Música)
19h: Santa Missa-Pres. Pe.Junior (Paróquia Santa Inês)
20h: Música ao vivo e quermesse
Convidados: EJC, Escalada, PJ, Ministério Jovem, RCC, Legião de Maria Jovem (Paróquia Santo Antônio(Pastoral Familiar, Mãe Peregrina, MOJAC, Grupo de Oração João Paulo II, comunidade São Lourenço, Comunidade Santo Expedito, Pia União e Pastoral do Batismo.
Responsáveis: Ministério de Música CASC
Domingo-24/11/2019
Subtema: “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu”(Cânt. 6,3ª)
08h30 e às 17h: Encontro de “Mulheres Amadas do Amado”
Pregação e condução: Telma (RCC de Teixeira de Freitas /Caravelas) e Pe. Tony Valério
12h: Almoço das amadas do Amado
15h30: Santa Missa com o Pe. Tony Valério (Paróquia Santa Maria Madalena)
18h: Partilha do tradicional bolo de aniversário
Convidados: Todas as mulheres da cidade de Itabuna
Responsáveis: Comunidade de aliança e vida Santa Cecilia-CASC
Todos os eventos da festa serão no salão de eventos da Comunidade Santa Cecília, que está localizado na Rua P. 18B-Alto da Lua no bairro Mangabinha na cidade e diocese de Itabuna, no sul da Bahia (ao lado do antigo Convento dos Passionistas).
A Comunidade Santa Cecilia tem como fundadora Maria Hosana Viana dos Santos.
Fotos:Acervo/Portal Católico.Net
Comments
No comment