Começou nesta quinta-feira, a tradicional Romaria do Bom Jesus da Lapa!

, Destaques

A tradicional Romaria do Bom Jesus da Lapa volta a ser presencial após  dois anos. O evento religioso tem início nesta quinta-feira (28) e vai até o dia 6 de agosto. O tema é inspirado no livro do provérbio da Campanha da Fraternidade e no Ano Sinodal, convocado pela santa padre o Papa Francisco, “Bom Jesus, filho de Maria: caminho, verdade e vida” e o lema: “Escuta, meu filho, a instrução de teu Pai e não desprezes o ensinamento da tua Mãe”. Este ano de 2022, o evento chega a sua 331ª edição e estão sendo esperados milhares de romeiros que não visitaram o Santuário nos últimos anos, por causa da  pandemia da Covid -19.  

A Romaria a Bom Jesus da Lapa é uma manifestação cultural e religiosa católica, tradicional na cidade de Bom Jesus da Lapa, no estado brasileiro da Bahia. Ocorre anualmente do dia 28 de julho a 6 de agosto. 
É a maior romaria da Bahia e é a terceira maior romaria do Brasil. 

São mais de dois  milhões de pessoas, por ano, passando pela cidade de Bom Jesus da Lapa. Gente que busca e encontra toda sorte de bênçãos no local, um lugar de experiências inesquecíveis. 
Situado na parte oeste do estado da Bahia e a 850 km da capital baiana, a cidade de Bom Jesus da Lapa é um cantinho especial, de características peculiares e que se orgulha de ter a terceira maior romaria do Brasil. 
A cidade de Bom Jesus da Lapa é bastante conhecida pelo seu santuário, o Santuário do Bom Jesus da Lapa. 
Vale ressaltar que o ápice da romaria acontece no dia 6 de agosto, quando comemora-se o feriado municipal religioso. 

 Conheça um pouco a história:  

  As romarias começaram com a chegada de Francisco de Mendonça Mar que, em  1691, veio a pé de Salvador, conduzindo por vários meses uma imagem do  Senhor Bom Jesus, de aproximadamente 35 centímetros, indo parar no morro  que se tornaria, um ano depois, um santuário de peregrinações. As  romarias de Bom Jesus da Lapa se dividem oficialmente em três: Romaria  da Terra, Romaria do Bom Jesus e a Romaria de Nossa Senhora da Soledade.  
Essas 3 romarias movimentam os meses de julho, agosto e setembro, sendo  este o período de maior fluxo de visitantes na cidade. A maioria das pessoas tem o mesmo desejo: expressar seu sentimento de gratidão por alguma graça alcançada ou fazer sua prece em busca de algum desejo difícil de ser realizado.   

  Organização:  

Além de ser um verdadeiro espetáculo de fé, a Romaria de Bom Jesus configura-se como uma enorme ferramenta para geração de emprego e renda no município.   

Meses antes da Romaria, a cidade já vai se organizando para oferecer aos peregrinos, uma estadia de excelência.   

A Festa de Bom Jesus acontece sempre no dia 6 de agosto, mas a movimentação já começa acontecer logo após as comemorações juninas, quando começam as preparações.  E logo após o dia 28 de julho, a movimentação se intensifica.  

Vale ressaltar que a Romaria do Bom Jesus da Lapa tem como cenário, o Santuário do Bom Jesus da Lapa, que fica dentro do Morro do Bom Jesus, que em 2009, foi escolhido, em uma eleição popular, como uma das sete maravilhas do Brasil.   

A novena inclui missas diárias e homenagens aos romeiros. E ocorre no período da noite, na Igreja de Pedra e Luz. E durante o dia, os visitantes podem desfrutar dos mais variados atrativos oferecidos pela cidade. No dia 28 de julho, a Festa começa, com a novena na esplanada, até que dia 6 de agosto, o grande dia, acontece a celebração solene.  

Procissões acontecem durante a manhã e tarde, fiéis e romeiros andam pelas ruas principais da cidade, carregando a imagem do Bom Jesus da Lapa e entoando hinos.  

São milhares de pessoas reunidas com um só objetivo: a fé, a fé no Senhor Bom Jesus.  

Deixe uma resposta