Inicia nesta segunda-feira, 10/06, na Paróquia Santa Rita de Cássia na cidade de Itabuna (BA), o Tríduo em preparação para a festa de Santo Antônio. Algumas paróquias já iniciaram seus preparativos para festejar Santo Antônio, desde o final de maio, com o Trezenário, e neste 10/06, algumas igrejas celebram o “santo casamenteiro” em suas capelas e igrejas.
Algumas cidades têm Santo Antônio como padroeiro. O grande dia festivo dele é comemorado na quarta-feira, 13 de junho.
O Tríduo é uma antiga tradição da igreja Católica Apostólica Romana. A igreja sugere que todas as grandes festas sejam preparadas por três tipos de devoção: a Novena, Trezenário e o Tríduo.
o Trezenário são 13 dias, a novena são nove dias de oração, e o tríduo são três dias nos quais , o cristão é convidado a se preparar espiritualmente para a festa que vai celebrar.
Nestes dias que antecedem à festa de Santo Antônio, todos estão convidados a fazer uma preparação que, na liturgia da Igreja Católica, é um momento forte de oração, reflexão e principalmente, conhecimento da vida e das virtudes do Santo que vamos homenagear. É, portanto, um momento pessoal, interior de cada um, pois, na Igreja, o principal na celebração das festas dos santos não é a festa exterior que se caracteriza pela alegria, mas sim, o crescimento espiritual na fé e virtude, tomando o santo como modelo.
Conheça um pouco mais sobre Santo Antônio:
Santo Antônio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do
exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido.
Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua, Santo Antônio diz: ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor. Em
seguida, faleceu.
Os meninos da cidade logo saíram a dar a notícia: o Santo morreu. E em Lisboa os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo. Ele também é chamado de Santo Antônio de Lisboa, por ser sua cidade de origem. Aconteceram tantos milagres após sua morte, que onze meses após ele foi beatificado e canonizado. Quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta. São Boaventura estava presente e disse que esse milagre era a prova de que sua pregação era
inspirada por Deus. Está exposta até hoje na Basílica de Santo Antônio na cidade de Pádua.
Sua canonização foi realizada pelo Papa Gregório IX, na catedral de Espoleto, em 30 de maio de 1232, sendo o processo mais rápido da história da Igreja.Em 1934 foi declarado Padroeiro de Portugal.
Em 1946 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII.
Foto:Reprodução/Facebook
Comments
No comment