Cobrimos as imagens sacras na Semana Santa?

, Artigos

No período da quaresma ao irmos na igreja é comum ver uma prática de cobrir as imagens dos santos, hoje entenderemos o porquê desta prática.

Por Que No Período Da Quaresma Os Santos Nas Igrejas Ficam Cobertos Por Panos Roxos?

Existe um costume muito antigo na Igreja Católica de cobrir as imagens dos santos no quinto domingo da quaresma, dia este que também é conhecido como primeiro Domingo da Paixão, sendo este o Domingo de Ramos que se dá o ínicio da Paixão de Cristo, sendo assim os ícones e imagens sacras devem ficar cobertos até a noite do Domingo de Páscoa.

Cobrir as imagens de santos e outros ícones sacros durante a quaresma é fundamentasdo no luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, levando os fiéis a uma reflexão profunda, ao contemplar estes objetos sagrados cobertos do roxo, cor simbolo da tristeza, dor e penitência.

Porém o ápice se da na Quinta-Feira Santa, quando são retiradas todas as toalhas do altar, e a cruz coberta nos lembra a humilhação que Jesus Cristo passou ao ocultar-se para não ser apedrejado pelos judeus, como relatado no Evangelho de João

“Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais? (…). Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas mãos. Ele se retirou novamente para além do Jordão, para o lugar onde João começara a batizar, e lá permaneceu.” (Jo 10, 31-32.39-40).

Sexta-feira da Paixão

Porém na Sexta-feira da Paixão as imagens cobertas novamente são descobertas e dadas aos fiéis que podem adorar o amor de Cristo que se manifestou na Cruz para nos salvar.

Mas mais do que simplesmente cobrir as imagens ou velar, este tempo de silêncio e sobriedade deve ser para intensificar nossa vida em penitência e meditar sobre o amor Infinito de Jesus Cristo o qual “amando os seus que estavam no mundo os amou até o fim”(João 13, 1).

É obrigatório cobrir as imagens de santo neste período ?

Esta é uma questão que pode ser respondid pela liturgia da Igreja. Porém as rubricas do Missal de Paulo VI não preveem mais a obrigatoriedade de cobrir as imagens na quaresma.

Sendo assim cobrir ou não as imagens de santos e ícones cabe às Conferências Episcopais, que decidem a necessidade de se manter este costume em cada região dependendo de sua cultura.

Já no Brasil como temos uma tradição católica mais antiga não há problemas em ser realizado.

Foto: Acervo/Portal Católico

 

Deixe uma resposta