Celebração do Sacramento do Crisma é realizada em Itabuna

, Homilias

Neste domingo, (09/01), às 18h, aconteceu a celebração do Sacramento do Crisma, na igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade, situada no bairro Maria Pinheiro, em Itabuna (BA). Na celebração, jovens e adultos confirmaram livremente seu Batismo. A missa foi presidida pelo bispo diocesano da diocese de Itabuna, dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada pelo Padre Diego Americano, responsável pela paróquia Nossa Senhora da Piedade, e pelo diácono transitório Pedro Vinicius.

Na homilia, o bispo disse: “Deus não faz distinção entre as pessoas. Ele veio para abraçar a todos. Ele veio morrer para salvar a humanidade inteira. Jesus veio curar, libertar, amparar, abraçar a todas as pessoas que aceita a Sua palavra, os Seus mandamentos”.

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
 
A Confirmação é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

Ontem foi celebrada a Festa do Batismo do Senhor: “Quando o Salvador é lavado, todas as águas ficam puras para o nosso batismo; a fonte é purificada para que a graça batismal seja concedida aos povos que virão depois”, disse são Máximo de Turim no século V ao se referir ao Batismo do Senhor, que é celebrado neste domingo, 09 de janeiro 2022.

Fotos: Reprodução/Facebook

Deixe uma resposta