A Catedral Basílica do Santíssimo Salvador ficou lotada na manhã deste sábado, 7 de dezembro. Todos queriam testemunhar e participar da Missa com o Rito de Ordenação Presbiteral dos diáconos Lucas Sena Rodrigues e Luís Otávio Silva dos Santos presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
A primeira parte do Rito que conferiu o segundo grau do Sacramento da Ordem aos jovens consistiu na eleição dos candidatos. Neste momento, a Igreja reconhece publicamente o chamado de Deus e confirma o “sim” desses servos. O reitor do Seminário São João Maria Vianney, cônego Alberto Montealegre, em nome da Igreja, atestou a preparação e apresentou ao Arcebispo o pedido para que eles fossem ordenados sacerdotes.
Os candidatos ao sacerdócio, diante do Arcebispo, fizeram o chamado Propósito dos Eleitos, que consiste na disposição como cooperadores fiéis da Ordem episcopal em apascentar o povo de Deus, como anunciadores da palavra e como ministros dos sacramentos, características do tríplice múnus de ensinar. Em seguida, prostrados diante do altar, os diáconos Lucas e Luís Otávio entregaram a Deus as suas vidas, em um gesto de total abandono e confiança. Enquanto isso, os fiéis entoaram a Ladainha de Todos os Santos, rogando a Deus, a Virgem Maria e aos santos que intercedam pelos Eleitos.
Em silêncio, os jovens receberam a imposição das mãos do Arcebispo e dos padres. Neste momento, por meio do gesto do Cardeal e da Oração Consacratória, o Espírito Santo os configurou a Cristo Sacerdote. Este é o ápice da celebração, um momento de profunda comunhão com o ministério do sacerdote.
Terminada a Prece de Ordenação, foram retiradas as vestes diaconais e os neossacerdotes foram revestidos com a estola sacerdotal e a casula, vestes próprias do grau do presbiterato. Seguindo o rito próprio da Ordenação Presbiteral, o Arcebispo ungiu as mãos de cada um e as envolveu com uma faixa branca, que foi desatada por aqueles a quem cada um dos neossacerdotes deseja dar a sua primeira bênção sacerdotal, que foram os pais do padre Lucas e a madrinha e o pai do padre Luís Otávio.
Com alegria, o presbitério da Arquidiocese acolheu seus novos membros, beijando as mãos ungidas dos neossacerdotes e os saudando com afetuosos abraços.
Fotos e texto: Sara Gomes
Confira as fotos, no link abaixo:
Comments
No comment