O Bispo da Diocese boliviana de Alto, Dom Eugenio Scarpellini, presidiu a cerimônia de profissão de votos perpétuos de 17 religiosas da Comunidade de Salesianas Missionárias.
Em sua homilia, Dom Eugenio Scarpellini ressaltou que a decisão tomada pelas Irmãs é uma resposta de amor e “quem se consagra a Deus quer viver esse amor de uma maneira radical, entregando-se totalmente. Essa entrega de vida para vocês assume a forma de votos”.
O ato ocorreu durante uma Santa Missa na Paróquia Jesús Obrero, que foi concelebrada pelo Arcebispo de La Paz, Dom Edmundo Abastoflor, e pelo Bispo Auxiliar de La Paz, Dom Aurelio Pesoa; pelo Bispo Auxiliar de El Alto, Dom Giovani Arana; por sacerdotes da Bolívia e do Chile; e que contou com a assistência de familiares e amigos da comunidade religiosa.
Em seguida explicou o que significa cada um dos votos que feitos pelas religiosas. “O voto de obediência é a forma mais radical de entregar a vida livremente, é o caminho para discernir e assentar alegremente à vontade de Deus sobre a vida que Ele lhes deu. O voto de pobreza é o caminho que somente pode entender quem descobriu a verdadeira riqueza e seu verdadeiro tesouro que é Cristo. E o voto de castidade não é ‘não amar a ninguém’, mas ser livre para amar de todo coração a Jesus Cristo e a todas as pessoas que o Senhor colocar em seu caminho. A castidade é resposta de amor ao amor de Deus”.
Concluindo sua homilia, o Bispo de El Alto agradeceu às religiosas pela resposta à sua vocação marcada pelo serviço aos pobres e exortou para que o Senhor lhes conceda a graça da perseverança e fidelidade, para que vivam a vocação “como um caminho de crescimento no amor com a humildade e a certeza de que nunca nossa resposta estará à altura do amor de Deus, ainda que sejamos generosos”. E assegurou às famílias das consagradas que elas “não perdem uma filha, mas ganham uma família inteira”.
A Comunidade de Salesianas Missionárias é uma Associação Pública de Fiéis erigida canonicamente na Bolívia no ano de 2014. Seu carisma é marcado pela espiritualidade salesiana, centrando-se na ação e contemplação, através de uma intensa vida comunitária e missionária especialmente entre os jovens. (Gaudiumpress)
Comments
No comment