O Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP), recebeu durante os dias 23 a 27 de setembro, o 12º Encontro de Bispos Lusófonos. A iniciativa teve como objetivos fortalecer a comunhão eclesial, promover a cooperação em prol das comunidades e criar espaço para aprofundar o conhecimento mútuo entre as Igrejas católicas dos países lusófonos.
O Brasil foi representado pelo arcebispo de Aparecida, cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, pelo arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sergio da Rocha, pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner e pelo assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados, padre Deusmar Jesus da Silva.
Durante o encontro, que tem como temática a reflexão da Encíclica Laudato Si’ e a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, ambas do papa Francisco, o episcopado lusófono debateu os desafios, as urgências e as soluções que a Igreja enfrenta nos diversos países. Outros assuntos que estiveram em pauta foram a “a Igreja e a Família” e as formas de “fortalecer e institucionalizar estes encontros”.
No evento, os bispos destacaram algumas orientações como a necessidade de continuar a fazer uma análise rigorosa e competente sobre as situações concretas em que a Igreja está presente. Apontaram, também, a urgência de cuidar da evangelização na sua ligação profunda com a promoção humana; atender às situações de pobrezas, dando resposta a partir do estudo das suas causas e soluções, em diálogo constante com a sociedade e o Estado; encorajar a presença e ação dos leigos nas várias áreas de intervenção na sociedade, nomeadamente nos campos social, econômico e político.
Entre os desafios relatados pelo episcopado lusófono foi sugerido maior valorização e a divulgação da Bíblia em todos os setores das Igrejas particulares, o cuidado pastoral da família e de todas as problemáticas que a envolvem e a atenção orante e pastoral às vocações ao sacerdócio e de especial consagração.
Há desejo também de intensificar a presença da Igreja nas universidades, a partir da formação de uma pastoral universitária mais articulada e em rede; a abertura da Igreja a todas as problemáticas da vida digna e plena para todos e em todas as fases da vida e a defesa da paz e da justiça, da igualdade e da liberdade nos vários setores da vida da sociedade.
Encontro de Bispos Lusófonos
O Encontro de Bispos Lusófonos acontece de forma ordinária com regularidade bienal e, de forma extraordinária, sempre que for decidido por unanimidade pelos seus participantes. As delegações têm a seguinte composição: a presidência de cada Conferência Episcopal; um ou dois bispos representantes dos países sem conferência episcopal nacional. Já as reuniões têm lugar em regime de rotatividade pelos países participantes, seguindo a sua ordem alfabética.
O 13.º Encontro de Bispos dos Países Lusófonos vai ocorrer na Praia, Cabo Verde, de 27 a 29 de abril de 2018.
Com informações da Rádio Vaticano
Comments
No comment