A equipe deste Portal Católico de Notícias entrevistou o Bispo da Diocese de Itabuna (BA), Dom Carlos Alberto dos Santos, abordando um tema importante, atual e polêmico: a aprovação da ADPF 442 que pretende descriminalizar o aborto voluntário até o terceiro mês. A ministra Rosa Weber, presidente da Corte e relatora do caso, já manifestou a intenção de pautar o processor antes de sua aposentadoria. Uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) é um instrumento previsto na Constituição Federal de 1988 que visa o controle de constitucionalidade.
Portanto, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou na última quarta-feira (27), uma moção de protesto à ADPF 442, que pretende descriminalizar o aborto até a décima segunda semana de gestação. No entanto, o julgamento foi suspenso, a pedido do ministro Luis Roberto Barroso, e não tem data para ser retomado.
Diante desse fato, a Igreja Católica se posicionou contra essa Arguição.
De acordo com o secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Igreja reafirma o seu compromisso com a vida desde a concepção e declara veemente que o aborto é uma ação má e não pode ser legitimizada como um bem ou direito, reiterando que a vida é um dom inviolável.
Neste mês de outubro, inclusive, acontece a Semana Nacional da vida e Dia do Nascituro, em todo território brasileiro. Em Itabuna (BA), a Diocese de Itabuna vai aproveitar o mês temático para realizar uma Caminhada pela vida, no dia 07 de outubro, às 9h, com concentração na praça do Jardim do Ó. Este evento tem como objetivo alertar a população contra ADPF 442.
Os coordenadores das pastorais orientam os participantes para que se reúnam com faixas, bexigas brancas, apitos, e cartazes com as frases: “Sim a vida, não ao aborto”.
Em entrevista com a equipe deste Portal, o Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, manifestou sua opinião sobre este assunto.
“Esta caminhada vai ser realizada por várias dioceses, em várias cidades. É uma caminhada a favor da vida, justamente, nesta situação em que nós estamos vivendo, que é de passar a lei do aborto e isso não vai acontecer nunca! Nosso Brasil cristão, nosso Brasil é a favor da vida e nunca da morte. Eu quero, portanto, convidar a todos, para que no dia 7 de outubro, às 9h da manhã, estejam na praça do Jardim do Ó para sairmos de lá rumo ao Santuário de Santo Antônio, onde lá faremos o encerramento. Com esta caminhada nós pedimos respeito à vida. Infelizmente eu não vou estar aqui porque eu já tinha um compromisso, mas estarei unido à toda Diocese, nesta manhã bonita em favor da vida. A vida é dom de Deus! Seja uma semana, duas ou três…se fazemos um aborto, é um crime. Não seja você criminoso!”, declarou o bispo.
Foto: Site da CNBB
Comments
No comment